Mundo

"Ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio"


#NocauteNaCatalunha
Leia também: Governo catalão exige retirada da Polícia Nacional e proibirá uso de bala de borracha
Bom, que o sim ia vencer, todo mundo já sabia. O que ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio. Espancamentos, agressões, fechamento de escolas a poder de cassetete, mais de 400 pessoas feridas.
Até agora, já estamos no finzinho da noite e já estão me dizendo aqui que tem 700 pessoas feridas, com graus diferentes de ferimento.
E é possível ver, nós mesmos já mostramos, o grau de violência e de barbaridade da Guarda Civil que, na verdade, é a tropa federal, que está aqui com um exército de ocupação na Catalunha. Uma brutalidade contra velhinhas, velhinhos, mulheres, crianças, jogando gente pelas escadas, chutando gente caída no chão.
Agora, esta é uma vitória de Pirro, em que o presidente Rajoy certamente perdeu a parada política. Os catalães estão festejando, estão nas ruas.
Aqui, em Barcelona, as praças estão tomadas. Nós vamos sair daqui do centro de imprensa para cobrir isso para vocês.
E o ódio que Madri destilou aqui na Catalunha lembra um pouco o que o golpe fez aí no Brasil, o que os golpistas fizeram no Brasil. O ódio foi tão grande que hoje a nossa equipe, a equipe do Nocaute, que estava aqui perto, em uma cidade chamada Arenys de Munt, do lado da montanha.
O nosso cinegrafista, o André, e o nosso produtor, o Xavier, que é cidadão catalão e é pro “Si” estavam cobrindo uma manifestação nesta cidade e foram confundidos, foram denunciados como se fossem infiltrados ali dentro. E só não foram espancados, nāo foram linchados graças a um jornalista catalão que foi ali intermediar. Eles saíram correndo. Foi um batismo de sangue para o Nocaute. Sangue médio, porque sangue na verdade nāo teve, nem do André, nem do Xavier.
Isso mostra, estou contando de uma maneira anedótica, o grau de cisão. O abismo que passa a separar a Catalunha da Espanha, hoje muito mais do que antes. E, seguramente, muitos amigos meus considerados conservadores que poderiam ser chamados de direita, que conhecem, que vivem a situação na Espanha reconhecem o seguinte. O desastre na Espanha poderia ter sido muito menor, se nāo fosse a prepotência do Partido Popular e do seu Mariano Rajoy. Até já.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Fernando Cezar Teixeira Hottum says:

    Parabéns à equipe do Nocaute pelo trabalho que permite estejamos informados dos pontos mais importantes desse momento importante para Espanha e Catalunha. Que os revezes sejam superados de ambos os lados para que, mesmo separados, trabalhem juntos pelo desenvolvimento de toda região.

  2. Avatar
    Valéria C. de Araújo says:

    Fernando, sem tirar o mérito da violência perpetrada tabém pela Guardia Civil, gostaria de esclarecer que na verdade, os gorilas que estavam com a cabeça coberta e jogando as pessoas escada abaixo eram, em sua maioria Polícias Nacionais. Digo isso porque, inclusive o tratamento geral dos dois corpos policiais muda muito. Os guardas civis são mais atentos e educados, enquanto que os nacionais são sempre gorilas, mesmo que seja só para emitir uma certidão.
    Abraço e obrigada por informar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *