Mundo

Polícia invade colégios eleitorais para impedir referendo na Catalunha


A Polícia Nacional e a Guarda Civil da Espanha invadiram desde as primeiras horas da manhã deste domingo colégios eleitorais que estavam ocupados por defensores da realização do referendo, incluindo crianças e idosos. Também realizam uma operação para fechar os que estão em funcionamento. Pelo menos 400 pessoas ficaram feridas, segundo o Sistema de Emergências Médicas (SEM).
A polícia chegou a usar bala de borracha em Barcelona, instrumento proibido na Catalunha desde 2014, quando uma mulher perdeu um olho ao ser atingida em uma manifestação.
Veja algumas imagens abaixo:

 

Leia mais:
Catalães decidem seu destino
Apesar da repressão, o referendo sobre a independência está acontecendo. Ao meio-dia (horário local), havia 4.661 urnas funcionando, o equivalente a 73% do total.


Um dos questionamentos era como agiriam os Mossos, a polícia catalã, que recebe ordens do governo central. Na semana passada, o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha determinou que eles desocupassem e lacrasse as escolas, mas eles se limitaram a patrulhar ao redor desses.
O editor do Nocaute, Fernando Morais, está em Barcelona acompanhando o processo. Assista à reportagem feita na véspera do referendo, que mostra como as pessoas se organizaram para garantir a abertura das urnas.
#NocauteNaCatalunha

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *