Brasil

Apesar das provocações, caravana de Lula prossegue pelo Nordeste

Lula iniciou nesta quinta-feira (17) sua caravana por nove estados do Nordeste. Serão percorridos cerca de 4 mil quilômetros, com programação de atividades em 25 municípios. O objetivo é debater novos modelos de desenvolvimento e verificar “mudanças que ocorreram na região durante os governos do PT e os desafios atuais da região”.

Da esquerda para a direita: senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), Lula, Emidio de Souza (ex-prefeito de Osasco), Márcio Macedo (vice-presidente do PT), Vagner Freitas (presidente da CUT), senador Lindbergh Farias (RJ) e, de costas, o ex-ministro Jacques Wagner.


Apesar da confusão causada por membros do MBL e do Movimento Vem Pra Rua, Lula foi recebido com muito carinho em sua chegada a Salvador. A confusão se iniciou quando um pequeno grupo de manifestantes anti-petistas foi até o estádio da Fonte Nova, onde Lula participava do primeiro ato da caravana portando o boneco inflável Pixuleco. Apoiadores do ex-presidente, em número muito maior, furaram o boneco. A Polícia Militar, que fazia a segurança do evento, tentou apartou os manifestantes. Um policial três disparos para cima. Ninguém ficou ferido.
 
Lula andou de metrô na capital baiana e recebeu muitas manifestações de afeto da população. A filha de mãe de santo Jairan Andrade o recebeu com banho de pipoca, “Isso vai abrir o caminho dele para 2018, vai descarregar tudo de ruim que ele tiver e tirar o Temer desse governo para ele voltar”, afirmou Jairan. Lula também foi recepcionado pelo coordenador dos Mais Médicos na Bahia, Cristiano Soster. “O Mais Médicos faz parte da justiça social promovida nos governos Lula e Dilma, levando médicos para os locais mais distantes”, disse Cristiano.
 

Logo no início da caravana, um reencontro emocionante com o menino Everton, de Lauro de Freitas.


 
Outra tentativa de atrapalhar a passagem de Lula pelo Nordeste veio do juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Civil da Bahia, que suspendeu a entrega do título de Doutor Honoris Causa que seria concedido pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). O juiz afirmou que a entrega do título caracterizava um “desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa, pois outorgado às vésperas de o laureado empreender caravana pelo Nordeste”.

 
A UFRB entrou com recurso e conseguiu derrubar a decisão do juiz. Lula dedicou a homenagem aos negros e negras que conseguiram chegar à universidade. “Esse título não é meu, é de cada negro e negra que se formaram em uma universidade. Um pouco do sucesso da política e do acerto econômico é você ter consciência política de que lado você está”, disse Lula.
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    cristinica de cervantes says:

    A caravana Lula pelo Brasil, é emocionante, pois um líder político deve estar junto das massas e é valiosa a caravana neste momento de desdita em que vivemos. Para mim representa proteção, não ao abandono que o país vive sendo governado por ladrões, indecentes. O Lula diz que ele sabe cuidar de nós, e é verdade ele olha fala e se deixa tocar (o abraço sempre sorriso de expectativa). Acho que não vão deixar Lula ser candidato, mas ele nos deixa confiante de que não estamos só. Que o sol e a lua o ilumine.

  2. Avatar

    Sinto vergonha do meu querido Brasil, como pode uma entidade pública oferecer título de “DOTOR” a um analfabeto e ainda por cima, condenado pela justiça pratica de crime corrupção? Te cuida Brasil! Deste jeito, tu seras sempre o país do futuro e teu povo vegetará para sempre, na sombra de “Deuses” vivos e corruptos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *