Brasil

Pesquisadores criticam cortes de bolsas de estudo em universidades públicas

Para o Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está em curso um projeto político no Brasil com objetivo de destruir a pesquisa e a universidade pública. Em nota, os pesquisadores criticaram a diminuição do orçamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e suspensões de bolsas de estudos.
Os cortes se somam a outros já anunciados em outros órgãos de fomento. “Repudiamos os cortes anunciados no orçamento do CNPq, compreendendo que estes inviabilizam a existência da própria agência e o futuro do país”.
Veja também:
Desmonte das universidades faz parte do plano de Temer para vender o Brasil
Leia abaixo a íntegra do comunicado.
“Ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil
Do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
2 de agosto de 2017
O Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 2 de agosto de 2017, vem a público expressar indignação com as notícias veiculadas em relação aos cortes no orçamento do CNPq e à suspensão do pagamento de bolsas de estudo.
O programa de bolsas de iniciação científica e tecnológica é uma iniciativa única no mundo na formação de alunos de graduação, preparando gerações de pesquisadores e contribuindo para a soberania nacional. Os estudantes beneficiários têm a oportunidade de obter treinamento avançado em laboratórios de pesquisa, preparo para carreiras inovadoras, e inserção na Pós-Graduação.
Existente desde a fundação do CNPq, em 1951, o Programa de Iniciação Científica é um patrimônio da comunidade científica e de toda sociedade brasileira. Este Programa nunca sofreu descontinuidade mesmo em momentos mais graves de crise econômica e durante governos de diferentes matizes ideológicas.
Em um momento em que nos deparamos com cortes já concretizados na CAPES, FAPERJ e outros órgãos de fomento, estas notícias causam enorme preocupação em relação à continuidade do PIBIC, uma vez que o CNPq é responsável pela concessão de 50% das bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) na UFRJ.
Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade.
Repudiamos os cortes anunciados no orçamento do CNPq, compreendendo que estes inviabilizam a existência da própria agência e o futuro do país.
Por Leila Rodrigues da Silva
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PR-2, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ”

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *