América⠀Latina

O sonho de Macri é trazer para Argentina o fim das leis trabalhistas que Temer promoveu no Brasil


 
Eric Nepomuceno

A gente menciona com muita reiteração, com muita insistência as semelhanças entre o que acontece no Brasil do Michel Temer e o que acontece na Argentina do Mauricio Macri. Agora, eu queria mencionar duas, três diferenças. Primeira diferença: evidentemente o Macri é um desastre, é uma nulidade, mas é um presidente legítimo, ele foi eleito. O Temer é um desastre, é uma nulidade e é ilegítimo. Segunda diferença importante: a Argentina têm uma inflação galopante em dólar o que é uma tragédia para qualquer país. O Brasil têm uma recessão, uma deflação praticamente, porque ninguém tem dinheiro para comprar nada. Terceira diferença e esta eu me alegro: a moda das moças em Buenos Aires nesse inverno que é duríssimo, sapatos com uma sola deste tamanho, que eu detesto, e jeans rasgados, propositalmente rasgados. Toda repetição acaba sendo monótona, agora tirando isso, essas diferenças, o resto é assombrosamente igual.

O sonho de inverno do Mauricio Macri é trazer para cá a destruição das leis trabalhistas que o Michel Temer conseguiu aprovar em um Congresso comprado do Brasil. É muito lamentável o que acontece nos nossos países. Quer ver outra semelhança que não é só aqui? A judicialização da política. Começou, vamos lembrar, com Fernando Lugo no Paraguai que sofreu um Impeachment express 48 horas eles estava deposto sendo que ele teve verdade seja dita, duas horas para fazer a sua defesa, duas horas.

No Brasil o combate à corrupção, que é absolutamente necessário e fundamental, virou motivo para um autoritarismo, para uma exacerbação de funções, uma coisa completamente desmedida dessa turma de jovens garotos evangélicos da Lava Jato. Aqui acontece uma coisa muito parecida. Portanto, as diferenças não são lá essas coisas, tirando o sapato de sola deste tamanho e essa mania de jeans rasgadinho no joelho, as diferenças não são lá essas coisas e as semelhanças são catastróficas. Mas eu faço um brinde ao futuro, eu sou de uma geração que teimosamente continua acreditando no futuro e um brinde a essa diferença que, por favor, as moças brasileiras não venham com solas dessa grossura. Ah, outra diferença a mais: aqui o vinho nacional é muito bom e barato. Salut!

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Prezado Fernando:
    Tenho certeza que você sabe, mas é raro encontrar alguém com quem se possa dizer essas coisas: há um plano de extermínio contra nós, já em andamento, com diversas frentes:
    1) No Uruguai a legalização da venda da maconha em farmácias é uma das frentes; a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas, que efetivamente, matam.
    2) No Brasil, a liberação da venda da sibutramina, é outra frente, juntamente com a falta de inspeção no uso de agrotóxicos pesados nas lavouras.
    3) Ainda no Brasil, o pacote legislativo que engloba a PEC 55 (EC95), a reforma trabalhista mais a terceirização irrestrita, mais a reforma da previdência, é outra frente. Cada uma dessas medidas, isoladamente, talvez, seria difícil, mas não mortal. Agora, a articulação entre elas é absolutamente letal para o campo social.
    Afinal de contas, para o capitalismo financeiro, o campo social é um estorvo: ninguém mais precisa de população consumidora, uma vez que não é necessário produzir coisa alguma para enriquecer. Basta aplicar o capital no mercado financeiro, ir dormir e, quando você acordar, terá sua fortuna multiplicada! Neste contexto, para que servem as pessoas (o campo social), se elas vão empobrecer tanto que não vão consumir mais nada e se os capitalistas também não estão interessados em produzir nada? Exterminando a população, todo o dinheiro espalhado pelo campo social, será absolutamente drenado para o mercado financeiro e pronto! A festa está montada! Mas a morte será branca, porque a mídia está cumprindo muito bem o seu papel, fazendo a lobotomia das pessoas, para que elas fiquem anestesiadas e não percebam o que está acontecendo. E elas não percebem mesmo, porque estão todas entretidas com o espetáculo Moro-Lula. Pão e circo para a população! Ih! Isso já é tão velho, e ainda funciona!
    Fernando: se eu não sofresse pela minha aguda lucidez, acho que eu mesma já teria me diagnosticado como paranoica. Esse discurso do plano de extermínio, não deve nada ao discurso de um paranoico cinco cruzes. Que Deus nos proteja… se ele não for neoliberal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *