Mundo

Lula, Dilma, PT e o povo brasileiro terão Cuba a seu lado


 
*Por Leslie Salgado
Quando chega esta época do ano, as férias do mês de julho, acontece atualmente em Havana umas das sessões do ano no Parlamento cubano. Os deputados se reúnem para debater os assuntos que transcendem a política interna do país.
É também habitual que aconteça o discurso do presidente cubano em que geralmente faz um balanço da situação do país, sobretudo de política exterior e economia. São dois temas que monopolizam a atenção do presidente, neste momento em que os cubanos acompanham muito de perto, porque é quando se faz um balanço do país.
Agora, neste ano, nesta parte que o presidente dedica, normalmente o presidente Raul Castro falaria da região, ele manifestou solidariedade, não somente as suas, mas também a solidariedade do povo cubano, de forma geral, com o ex-presidente Lula. Cito o que ele disse em seu discurso:
“Companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, vítima de perseguição política e de manobras golpistas, expressamos nossa solidariedade diante da tentativa de impedir sua candidatura a eleições diretas, com uma inabilitação judicial. Lula, Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores e o povo brasileiro terão sempre Cuba a seu lado”.
E isso é algo que não fica só no discurso. Quando conversamos com algumas pessoas que estão lendo na imprensa, que estão debatendo reunidas em um parque, e não somente pessoas vinculadas à política ou à comunicação, ao jornalismo, mas cidadãos comuns, há um sentimento que se nota. É algo que se pode perceber. E essa solidariedade ao presidente Lula.
Há um desejo de acompanhar a situação, o que está acontecendo, essa manobra política para impedir que o ex-presidente Lula volte a concorrer nas eleições. Esse é o sentimento de Cuba, de apoio, de solidariedade também com o ex-presidente Lula.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *