Brasil

Temer janta na casa de Maia e aliados negam crise entre partidos

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, fez um jantar em sua casa para receber o presidente Michel Temer, ministros e outros deputados na noite de terça-feira (18).
Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, o assunto principal foi a reforma da Previdência. O encontro acontece no momento em que os dois partidos disputam filiações de deputados insatisfeitos com o PSB, que deixou a base governista após a divulgação da delação de executivos da JBS.
Antes mesmo de as mobilizações pelo PSB virem à tona, Maia já se esforçava para negar a hipótese de estar se mobilizando para que Temer seja afastado do cargo e ele se torne o próximo presidente.
Imbassahy chamou o encontro de “reunião entre amigos”. O cardápio foi filé, frango, purê e vinho argentino. O jantar durou pouco mais de duas horas terminou às 23h. Temer saiu sem falar com a imprensa.
Leia mais:
A duas semanas da votação da denúncia, Temer anuncia nova reforma
“Discutimos a reforma da Previdência, [porque] precisamos fazer uma avaliação [sobre a reforma]; a questão da sistematização e simplificação do sistema tributário; os sistemas de previdência e saúde. Foi uma reunião muito proveitosa”, declarou Imbassahy à imprensa no final do jantar.
Ao final do encontro, quem falou com a imprensa afirmou que o clima entre Temer e Maia é ótimo e que não há nenhuma crise entre os dois. Participaram Mendonça Filho, ministro da Educação e Moreira Franco (Secretaria-Geral) e o  líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
“O que existe é muito ruído, num momento como esse, que se tenta jogar as pessoas umas contra as outras. Mas a maturidade dos dois não permite que esse desencontro comprometa a relação”, disse Aguinaldo Ribeiro.
Mobilização no recesso 
Com o Congresso Nacional em recesso, o assunto em Brasília na disputa de partidos por deputados insatisfeitos com o PSB. Há deputados que desejam deixar o partido e estão sendo procurados por outros. Dois desses partidos que disputam os dissidentes são o PMDB, de Temer, e o DEM, de Rodrigo Maia.
Na terça-feira, Temer foi até a casa da deputada Tereza Cristina, líder do PSB na Câmara. O Planalto negou que o presidente tenha ido falar com Tereza sobre uma possível filiação ao PMDB. A deputada, uma das insatisfeitas com a posição do partido, também conversou com Maia.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), pelo Twitter, negou uma crise entre o partido de Temer e de Maia. “O PMDB não está atuando para barrar nenhuma filiação ao DEM, até porque o DEM é aliado de primeira hora. Desminto a tentativa de intriga”, disse. “Aproveito a oportunidade para esclarecer que o presidente do Brasil não trata de filiações partidárias. A hora é de união e trabalho”.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *