Brasil

PMDB vai punir deputados que votarem a favor da denúncia contra Temer

No dia em que a Comissão de Constituição e Justiça retoma o debate sobre a denúncia contra Michel Temer por corrupção, a Executiva Nacional do PMDB decidiu fechar questão sobre o assunto, orientando como os membros da bancada a votar pela não investigação do presidente.
Quem não seguir a ordem pode ser punido com expulsão.
O anúncio foi feito pelo presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PR): “A Executiva do PMDB fecha questão contra a denúncia ao presidente Temer”, postou no Twitter.
O partido está dividido – o relator na CCJ, deputado federal Sergio Zveiter (PMDB-RJ), deu um parecer favorável à investigação, preocupando defensores de Temer, como o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), vice-líder do governo na Câmara.
Leia mais:
Como o governo remanejou as cadeiras na CCJ para tentar fugir da investigação
Indignado com o parecer de Zveiter, Marun já havia adiantado que a tendência era o partido fechar questão pelo voto contrário ao prosseguimento da denúncia contra Temer.
“Nós entendemos que até vamos estar muito próximos a uma unanimidade com este fechamento e posteriormente à votação nós decidiremos o que fazer. Mas, certamente nós não estamos fechando questão numa matéria tão importante para fazer marola”, disse Marun

Rodrigo Pacheco e Sergio Zveiter na CCJ, críticos à postura do partido (Foto: Lula Marques/AGPT)


Criticado pelos aliados de Temer, Zveiter afirma que não pensa em deixar o partido por conta do teor de seu parecer. “Quanto a essas questões políticas, [sobre] alguns colegas meus estarem se manifestando desta ou aquela forma, eu acho tudo muito natural. Mas eu estou no PMDB e pretendo permanecer no PMDB”, respondeu.
Tanto Zveiter como o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-RJ), não aprovaram as mudanças feitas pela base aliada na Comissão para tentar evitar uma derrota. “As substituições são prerrogativas dos partidos políticos, através das lideranças. Certo ou errado, isso é regimental. Eu tenho minha opinião pessoal, acho que não é algo adequado, que fere a independência dos deputados”, declarou o deputado.
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *