América⠀Latina

Leopoldo López: o fascista volta à casa


O líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, acaba de ser colocado em prisão domiciliar. López estava preso desde 2014 por incitar a violência que resultou na morte de 43 pessoas em 2013. A decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela vem de uma recomendação feita pela Comissão da Verdade, presidida por Delcy Rodríguez, e que contou com a mediação de Zapatero. Ou seja: é resultado direto do diálogo proposto por Nicolás Maduro, do qual a oposição se recusou a participar.
Os protestos de 2013 na Venezuela guardam muitas semelhanças com a onda de violência a que temos assistido nos últimos dias. Naquele momento, o que a oposição queria era “a saída”, o fim do governo Maduro através de um golpe de Estado. Não foi a primeira vez que López participa de intentos golpistas no país.
Em 2002, durante o golpe contra Chávez, López, que nesse momento era prefeito de Chacao, comandou a prisão ilegal de deputados chavistas. López também tem profundas conexões com os Estados Unidos: tendo estudado em um internato de elite em Ohio, ele fez conexões com importantes figuras da política estadunidense, que avançam a campanha contra a Venezuela até os dias de hoje.
Assim como a Constituinte, esse é um gesto reforça a disposição do governo ao diálogo, ainda que setores da oposição insistam em continuar com o viés golpista. Sinaliza, também, que o governo está trabalhando na construção de uma solução pacífica, negociada, de diálogo. Agora a bola está no campo da oposição: vão continuar com a violência? Vão seguir com a campanha internacional contra o país? Ao que tudo indica, sim.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    És sem dúvida uma pessoa ignorante, como podes chamar fascista, a uma pessoa que quer liberdade para os seus homólogos POVO, só por não querer viver numa ditadura, dos ditos comunistas que só querem viver há conta dos outros.
    Para ti perdendo estás ganhando, a culpa é sempre dos outros.
    Se o povo se manifesta por não ter comida, medicamentos, artigos básicos de higiene. liberdade de expressão, envias as ditas forças da ordem, com ordem para matar, a culpa é da oposição. senão chove a culpa é da oposição, por isso corta-se a água, a luz desvia-se a comida e os produtos básicos para os amigos, que querem enriquecer ás custas de quem com uma vida de trabalho conseguio algum dinheiro,
    e uma vida estável, a culpa é da oposição.
    Quando o viste em casa, pensaste logo , boa casa, linda casa quero-a para mim
    é assim que os revolucionários comunistas pensam. o que é meu é meu o que é dos outro também.
    revolucionários defensores do povo, povo que têm a mingua sem o mais elementar bens de primeira necessidade

  2. Avatar

    Este López não passa de um reles agente da CIA com a missão de promover violências intermináveis até provocar uma guerra civil com os milhões de dólares que a NED (braço político da CIA para fins de golpes contra democracias) infiltra para criar agitadores profissionais. Para saber detalhes de como os EUA fazem isso, é só consultar o livro da jornalista estadunidense Eva Golinger “El Código Chávez” que contém documentos oficiais dos EUA que provam suas tentativas de depor o Presidente Chávez pela violência, assim como fizeram em Honduras, no Paraguai, na Ucrânia, na Líbia e estão fazendo no Brasil. Só gente muito desinformada, ignorante ou de má-fé não quer enxergar a verdade.

    • Avatar

      És tão ignorante como a outra, vês agentes da Cia em tudo, o que é contra-revolucionário, revolução contra o próprio povo, revolução em o que é preciso é dominar, confundir para reinar, e espoliar o povo de todos os bens, para que vocês, como abutres se apoderem dos bens do povo e do estado, inventam conflitos onde não existem, inimigos fantasmas, todo o que seja mais inteligente que tu, é agente infiltrado, de que agência não interessa é agente, porque não dizes que Chaves era agente do KGB e o Maduro agente do KimJong-Un.
      És ridículo tal como a outra te devem pagar para dizer barbaridades.
      A democracia é o bem que não entendes, pois não queres trabalhar, apregoas o poder do povo mas no fundo o que queres é domina-lo, como se domina um animal selvagem pela fome, sede, medo. És um abutre ávido dos bens alheios,
      deves ser Estalinista o maior assassino da história, ou Kimjong-Un que até a família mandou matar.

  3. Avatar
    Rodrigo Fogaça Rodrigues says:

    “…sem o mais elementar bens de primeira necessidade”, sim, porque os teus amiguinhos da oposição venezuelana manipulam, sabotam, seguem direitinho a cartilha dos EUA, que tu acha que é uma quimera… quem ignora esse tipo de coisa vive em outro mundo, em mundo de fantasias do heróis americanos… continua lendo Veja, Isto é , assistindo Globo, acompanhando a mídia tradicional… e continua achando que é tudo uma invencionisse da esquerda… tu deve ser daqueles que não vai descansar enquanto todos nós não nos vistamos, tenhamos os mesmos modos, as mesmas vontades dos norte americanos… acha que o mundo é assim porque é. Achar que a oposição da Venezuela é uma vítima do sistema, apenas reage, é de uma ingenuidade risível!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *