Brasil

EUA tentam subornar Telegram para monitorar usuários do aplicativo

Aplicativo russo de mensagem instantâneo alternativo ao WhatsApp, o Telegram é usado por quem quer escapar de vigilância dos serviços de inteligência. Sabendo disso, os Estados Unidos pressionaram desenvolvedores do Telegram para que deixassem o governo ter acesso aos dados e, assim, poder monitorar as conversas. A denúncia foi feita pelo seu fundador, o russo Pavel Durov.
Pavel Durov afirmou que, durante uma visita aos EUA, duas agências que fazem o serviço de inteligência tentaram subornar os programadores para “comprometer a segurança do aplicativo com uma porta traseira que facilite o acesso”.
Leia mais:
Uma tarde com Julian Assange, o hacker que tirou o sono do governo americano.
Fundador também do site VKontakte, rede social alternativa ao Facebook, disse ter recebido pressões do FBI. O russo alertou para os riscos que correm aqueles que pensam ser possível ter um aplicativo de mensagem independente e plenamente encriptado, sem ser monitorado.
Durov garante que o Telegram é impossível de ser acessado pelos serviços de inteligência. Há quem questione essa informação. Mas uma das opções oferecidas pelo aplicativo são os chats secretos, que não registram histórico e são excluídos depois de um intervalo de tempo definido pelos usuários.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *