Mundo

Ativistas protestam na embaixada do Brasil em Washington DC


 
(Medea Benjamin, co-fundadadora, CODEPINK for Peace)
O que nós queremos dizer é que FOI UM GOLPE. Não houve razão real para impeachmar (impedir?) Dilma Rousseff e o governo ilegítimo de Temer se mostra cada vez mais ilegítimo com o passar dos dias. Então nós vemos agora milhares de milhares de brasileiros saindo às ruas para dizer não a um governo corroído pela corrupção e o que tem sido a resposta do governo são ataques violentos contra manifestações pacíficas. E isso foi o que nós trouxe aqui hoje, para expressar nossa solidariedade com nossos irmãos e irmãs no Brasil, que estão demandando o “Fora Temer!”. Há muitas maneiras para se livrar de Temer. Ele pode ser impedido, podem chamar novas eleições… Nós não estamos aqui para falar como Temer deve sair, mas nós sabemos que ele precisa ir! E nós também estamos aqui em solidariedade em especial com o Movimento Sem Terra, o MST, os trabalhadores, que têm visto um aumento agudo nos assassinatos nesse ano. O assassinato de trabalhadores sem terra tem acontecido no Brasil por décadas. Mas quando um governo que não está interessado em proteger esses trabalhadores chega ao poder, é quando nós vemos esse aumento. E o que aconteceu em 24 de maio, com o assassinato no Pará de 10 trabalhadores sem terra, é algo que é um crime horrendo, e nós não podemos ficar como expectadores quando, bem, pessoas inocentes, que estão tentando conseguir um pequeno pedaço de terra para cultivar comida para alimentar suas famílias, são massacrados pelas forças de segurança. O governo é responsável por isso, assim como o governo é responsável pelo ataque aos manifestantes pacíficos, e nós sabemos que nosso governo está mais do que pronto para apoiar o governo ilegítimo do Brasil. E então, como nosso governo não vai resistir, nós, o povo, vamos. Então nós estamos felizes de estar aqui hoje, e nós dizemos, junto com nossos irmãos e irmãs brasileiros “Fora Temer, Fora Temer…”
(Sarah Sloan, ANSWER Coalition)
O fato de que a OEA tem ficado calada em relação à esse golpe completamente antidemocrático no Brasil, que trouxe ao poder um governo que está acabando com todos os ganhos sociais alcançados no governo Dilma, enquanto ao mesmo tempo ignorando diversas violações de direitos humanos que existem em toda a América, inclusive aqui, claro, nos Estados Unidos, e ao mesmo tempo enfocando completamente na Venezuela, alegando que é por violações democráticas e de direitos humanos. Mas claro, não é nada disso. Ao fazer essa conexão nós podemos realmente expor o papel do governo dos Estados Unidos, da OEA e de outras instituições internacionais que trabalham em seu nome e dominam… Então como que expor que essa caracterização, do golpe no Brasil, da tentativa de intervenção na Venezuela e todas as lutas que estão acontecendo agora na América Latina.
(Tighe Barry, CODEPINK for Peace)
Golpes sangrentos, ou o golpe como o que está acontecendo no Brasil, com Dilma Rousseff, e nós temos o novo golpe que está acontecendo na Venezuela, onde tudo o que eles estão pedindo é uma Assembleia Constituinte. Vocês sabem o que é uma Assembleia Constituinte? Isso é democracia real! Quero dizer, uma Assembleia Constituinte é quando grupo de trabalhadores, e professores, e trabalhadores rurais, cada um pode colocar suas próprias ideias em uma Constituição, em um referendo sobre como se quer que o governo seja exercido. Assim que nós precisamos ter democracia real no nosso próprio país. Então quando olhamos para trás, e nós vendo Venezuela ou Brasil lutando, nós deveríamos emular a luta deles. Eu realmente gostaria que eu estivesse lutando por uma Assembleia Constituinte no meu país hoje. Eu gostaria de poder dizer que eu estou lutando nas ruas por Lula, por Dilma Rousseff. Eu gostaria de ter esse tipo de precedente, no lugar de ter Trump, Obama, e tudo o que está acontecendo. Obrigado!
 
Baixe a íntegra da carta entregue a William Santos, diplomata da embaixada em Washington D.C., denunciando a criminalização dos movimentos sociais no Brasil e os ataques ao MST:
Manifesto contra criminalização dos movimentos sociais no Brasil
 
 
 

 

 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Perrdão, mas a competentíssima Aline Piva recorre à ajuda dos imperialistas ianques para assuntos brasileiros? Mesmo depois de condenar em artigo anterior – errada, claro, mas enfatica e cegamente – o uso pelo Departamento de Estado dos EUA da OEA como ferramenta de desestabilização da Venezuela? É confuso. Por favor, avisem a esta moça para ter algum critério com relação ao que posta – se não a coisa vira piada de vez. Obrigado,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *