América⠀Latina

México está deportando mais imigrantes que os EUA

Conhecido por ser um trampolim para quem tenta cruzar ilegalmente as fronteiras dos Estados Unidos, o México se tornou uma barreira contra a imigração. Atualmente, sua polícia migratória deporta mais latinos do que seu vizinho.
A situação foi revelada por reportagem do jornal mexicano La Jornada.
Nos primeiros quatro meses de 2017, Honduras recebeu de volta 17 mil cidadãos deportados. Destes, nove mil vieram do México e oito mil dos EUA, segundo o Comissionado Nacional de Direitos Humanos de Honduras.

Muro separa Tijuana, no México (à direita) de San Diego, nos EUA (Foto: Wikimedia Commons)


Já a Guatemala recebeu 15.762 pessoas entre janeiro e março de 2017. Vieram do México 60%, os outros 40%, dos Estados Unidos.
Estima-se que grande parte dos 11 milhões de imigrantes que estão nos Estados Unidos vêm de Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. E há também, entre eles, os mexicanos.
Com o endurecimento da política migratória anunciada pelo presidente Donald Trump, empossado em janeiro de 2017, há dois cenários possíveis. Que o México tenha intensificado o policiamento migratório para se fortalecer enquanto primeiro muro. Assim, evita que os latinos cheguem ilegalmente aos EUA. Ou que o próprio México tenha se tornado uma alternativa enquanto destino final.
Pelo menos 400 mil centro-americanos tentam cruzar as fronteiras para os EUA, segundo dados do (Instituto Nacional de Imigração do México). Apenas um quarto deste total consegue chegar.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *