Brasil

Antes a cultura quebrava tabus. Agora quebra caras.

O secretário de Cultura da cidade de São Paulo, André Sturm, ameaçou “quebrar a cara” do agente cultural Gustavo Soares, do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, da Zona Leste. A denúncia está disponível em áudio, divulgado pelo site Periferia em Movimento.
A ameaça está a partir do minuto 30. Escute:

A ameaça aconteceu na segunda-feira (29/5), durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) entre Sturm, Gustavo, a coordenadora do Núcleo das Casas de Cultura, Priscila Machado, e a assessora, Bárbara Rodarte.
O objetivo era discutir a possível renovação do contrato de gestão compartilhada da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo/Ocupação Cultural Mateus Santos. O contrato terminou em abril deste ano.
Os representantes da ocupação cultural e o secretário discordaram porque a Prefeitura quer formalizar a ocupação antes de formar qualquer parceria.
Para Sturm, o fato de o prédio ser público significa que pertence ao governo. Portanto, a ocupação só teria legitimidade se os ativistas culturais que estão ali prestassem contas à gestão.
Já os agentes acreditam que uma formalização comprometeria a autonomia das atividades, já que não há repasse de verbas.
“Público é do governo. Se vocês não formalizarem, nós vamos tirar vocês de lá”, disse Sturm.
Em um momento, o secretário e Gustavo discordam (a partir do minuto 25 da gravação). E então Sturm ameaça fechar as portas da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo.

André Sturm e Joao Doria durante apresentação do programa Biblioteca Viva (Foto: Fábio Arantes/SECOM)


Durante a conversa, o secretário se alterou e disse: “Vocês querem fazer esse discursinho babaca. A gente não tá conversando. Você é um chato, rapaz!”.
Sturm afirmou também: “Cabô a molecagem. Vai arranjar um lugar pra fazer suas gracinhas, com o coletivo articulado”.
No auge da discussão, o secretário diz que vai quebrar a cara de Gustavo e deixa a reunião.
Depois da divulgação da notícia, o secretário disse que errou e pediu desculpas.
Sturm é também cineasta e diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) desde 2011.
A Ocupação Cultural de Ermelino Matarazzo é um movimento de ocupação para realizar atividades culturais na Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo – prédio da Prefeitura, que está inativo e desativado. É proposto por agentes, coletivos e grupos culturais daquela região e também de outros bairros de São Paulo.
Já o site Periferia em Movimento, que divulgou a denúncia, é um coletivo de comunicação formado por jornalistas da Zona Sul de São Paulo, com objetivo de noticiar acontecimentos das periferias da capital.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *