Brasil

Cracolândia: João Doria segue em sua 'caçada humana'

Reportagem: Manuela Azenha/Imagens: Fernando Solidade

O Nocaute foi à região conhecida como Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, três dias após o início da operação feita pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado. Moradores, pessoas em situação de rua e trabalhadores denunciaram graves abusos e violações de direitos humanos. Assista:

A Justiça de São Paulo decidiu na noite de sexta-feira (26) que a gestão de João Doria (PSDB-SP) poderá fazer “busca e apreensão” de dependentes químicos nas ruas, recolhê-los à força e encaminhá-los para avaliação médica. Se autorizada a internação compulsória, será necessária ainda uma decisão judicial para acatar o pedido.

A liminar é do juiz Emilio Migliano Neto e vai contra os posicionamentos do Ministério Público e da Defensoria Pública, que entrarão com recursos. O promotor da área da saúde, Arthur Pinto Filho, chegou a classificar o pedido de Doria como o “mais esdrúxulo que eu já viu em toda a carreira”, e que a iniciativa, se aceita, promoveria “uma caçada humana”.

A expectativa da Prefeitura era uma autorização não apenas para o recolhimento, mas também para a internação compulsória de usuários, sem precisar de uma decisão judicial caso a caso.

Equipes terceirizadas serão responsáveis por conduzir os dependentes químicos e levá-los coercitivamente para a avaliação médica. A ação deve começar na próxima semana.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    De “gestores” como Doria não podemos esperar nada além disso. Impositor por natureza, ele não condições de governar uma cidade complexa como é São Paulo. Pobre marketeiro ignorante!

  2. Avatar
    Alexandre Santos says:

    Como vocês são hipócritas. Há décadas a Cracolândia está destruindo pessoas e famílias, sem contar a degradação da cidade. Enfim, aparece um governante sério tentando tratar o assunto (muito complexo) e vocês só sabem reclamar. Tem que internar compulsoriamente sim. Infelizmente, talvez seja a única chance desses viciados. Vocês, infelizmente, são idiotas politicamente corretos que não fazem absolutamente nada para melhorar a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *