Brasil

Wadih Damous: "É preciso deter a caminhada do Brasil rumo ao fascismo."

wadih-damous-agencia-brasil-tomaz-silva-1024x613
 
Um ano depois do golpe, a economia está em ruínas, o desemprego é um flagelo que atinte 14 milhões de brasileiros e brasileiras, a corrupção campeia em um governo que se assemelha a uma quadrilha e as violações dos direitos e garantias fundamentais, pilares do estado de direito democrático, se sucedem de forma alarmante.
Os ovos chocados pela serpente do fascismo durante as aberrações jurídicas da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, deram à luz a um sem número de práticas, métodos e ações antidemocráticas e totalitárias. Escrevo ainda enojado com a capa do esgoto jornalístico chamado Veja, que se supera em termos de canalhice ao agredir a memória de Dona Marisa, ilustrando o momento que o país atravessa, com a besta fascista à solta.
Não que mais essa investida infame e calhorda da revista contra o ex-presidente Lula cause surpresa, afinal a trajetória criminosa da revista dos Civita, repleta de mentiras, manipulações, ataques às causas populares e democráticas e assassinato de reputações só pode ser comparada  à da líder da máfia que controla a mídia comercial do Brasil, a Rede Globo. O xis da questão é entendermos que só um ambiente social deformado pela intolerância e pelo ódio pode oferecer terreno fértil para que vicejem matérias abjetas como a da Veja.
No mesmo dia, outro braço atuante do fascismo nativo, a Polícia Federal, engrenagem importante do estado de exceção atual  e que hoje age como a Gestapo nazista, sequestrou empregados do BNDES, levando-os para depor coercitivamente em uma investigação que tem como alvo o frigorífico JBS. Detalhe escabroso : nenhum desses trabalhadores foi intimado e se negou a depor, única justificativa legal para a condução coercitiva. Na prática, portando, foram vítimas de sequestro, assim como o foram Lula, o blogueiro Eduardo Guimarães, o jornalista Breno Altman e tantos outros.
Depois de o “peão” Lula ter literalmente engolido o doutor Moro no histórico depoimento de Curitiba, a publicidade opressiva contra o ex-presidente que já era massacrante ganhou definitivamente ares de linchamento. Desesperada, a Globo partiu para uma espécie de ofensiva final para tentar impedir a candidatura de Lula. Em Curitiba, pude testemunhar mais uma vez o carinho, respeito e a admiração de gente de todas as origens e procedências pelo maior presidente do país em todos os tempos.
Rapidamente, porém, e contando com a ajuda inestimável do ministro Fachin, que liberou para a Globo o depoimento do casal de marqueteiros antes que a defesa da presidenta Dilma a ele tivesse acesso, o monopólio midiático providenciou outra frente de ataques fascistas aos ex-presidentes petistas. Para salvar seus pescoços, João Santana e Mônica Moura se curvaram à chantagem-padrão dos investigadores : “delata Lula e será premiado com a redução da pena ou com a liberdade.”
Circula também a informação de que, absurdo dos absurdos, a Lava Jato impôs ao ex-ministro Palocci, como condição para que sua delação seja aceita e homologada, o afastamento do advogado José Roberto Batochio, um dos maiores criminalistas brasileiros, e que também compõe a equipe de advogados de Lula.  Batochio é filosoficamente contrário às delações como vêm ocorrendo. Por isso, a Lava Jato, em mais uma afronta à premissa constitucional do amplo direito de defesa, exigiu sua destituição.
O Brasil caminha a passos largos para o fascismo. Subestimar essa escalada pode ser uma erro de consequências catastróficas para o regime democrático. Mas os gendarmes dos camisas pretas que proliferam nas instituições e na sociedade sé serão derrotados nas ruas, com forte mobilização popular e democrática. A maior greve da história em 28 de abril e a marcha a Curitiba apontam o caminho.
 
Wadih Damous é deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    O Deputado Wadih Damous tem todo o direito de expressar as suas opiniões, já que vivemos um estado democrático e não fascista, como ele insiste em querer convencer os que ainda prestam atenção à sua retórica. Mas não deveria permitir que os seus paroxismos o façam entrar no terreno do surreal quando afirma que “Um ano depois do golpe, a economia está em ruínas, o desemprego é um flagelo que atinte 14 milhões de brasileiros e brasileiras, a corrupção campeia em um governo que se assemelha a uma quadrilha e as violações dos direitos e garantias fundamentais, pilares do estado de direito democrático, se sucedem de forma alarmante.” Isto porque: 1) A economia foi entregue ao presente governo (chefiado pelo ex-Vice de Dilma) já em ruínas (basta consultar os dados da época), mas hoje já dá os primeiros sinais de recuperação sustentada, com, segundo o BC para 2017/18- PIB: +0,50%/+2,50% – Inflação: +3,93%/+4,36% – Selic: 8,50%/8,50%
    – Dólar: R$ 3,25/R$ 3,36; 2) O desemprego entregue pelo governo Dilma já era de 13 milhões, mas o Ministério do Trabalho acaba de informar que a geração de empregos formaisl apresentou saldo positivo em abril, quando foram criadas 59.856 vagas – o primeiro resultado positivo para o mês desde 2014, com sete de oito setores da atividade econômica registrando crescimento no emprego. 3) Quanto a um “governo que se assemelha a uma quadrilha”, vale notar que os dois governos anteriores, pelo visto, não têm sido, então, muito diferentes, haja vista as inúmeras investigações e processos em curso com relação a membros, base de suporte, apaniguados e prestadores de serviços; d) E quanto às alegadas “violações de direitos e garantias”, vale notar que o ex-Presidente Lula e governo Dilma averntaram e defenderam publicamente as reformas do ensino médio, previdência e trabalhista – sem contar que a maior violação de todas foi a de terem permitido o roubo de tantos e tantos bilhões do mesmo povo cujos direitos e garantias propagavam defender.

    • Avatar

      Ainda bem que vc mora em Portugal e está acompanhando o momento político brasileiro através de números manipulados pela imprensa golpista e pelas instituições que estão sobre o comando de uma quadrilha travestida de governo, hoje (16/05) o ilegítimo Michel temer acaba de anistiar as dívidas dos prefeitos e parlamentares com a previdência, isso só pra ter argumentos de que eu como muitos iguais a eu teremos que contribuir por 49 anos de previdência.
      Meu amigo, vc tá aí e acredita no que vc quiser, mas uma coisa vou te falar, só quem sabe a temperatura do fogo é quem tá queimando, e com certeza não é vc.

  2. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Sou brasileiro, moro em Portugal e sigo os acontecimentos do Brasil. Os números e dados que indiquei vêm do IBGE, BC e Ministério do Trabalho, sejam eles pertencentes ao governo presente, sejam eles relativos aos governos Lula e Dilma – e são acessíveis a todos. Os relativos à roubalheira e aos processos vêm do acompanhamento da imprensa (grande, pequena, média e até micro) e também se encontram disponíveis no site da Procuradoria geral da República – igualmente acessíveis a todos. Espero que isto responda à sua pergunta. Obrigado.

  3. Avatar

    As “Viúvas de Mussolini”_fascistas de toda ordem_estão ensandecidas com a perspectiva da sociedade brasileira resistir e reverter o grave retrocesso político_e econômico_que,desde de 2014,buscam consolidar.Lutar pela (nossa) democracia nunca foi tão pertinente e urgente.

  4. Avatar

    Ainda bem que tu mora em portugal e esta acompanhando dai o caos politico que se encontra o brasil. Acreditar em numeros, graficos emitidos pela midia golpista e corrupta brasilleira e ate mesmos em relatorios das instituicoes que se encontram sobre o comando de uma quadrilha travestida de governo , no seu caso que esta fora do pais da ate pra entender. Mas pra refrescar a sua memoria vou te mandar um link que fala sobre os grandes devedores e que o ilegitimo presidente resolveu perdoar. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1175531919243044&id=100003587407638 .
    Tem um dotado muito certo que diz:
    ” só que sabe a quentura do fogo é a panela” e nesse caso não é vc, mas sim os brasileiros que aqui estão.

    • Avatar
      José Eduardo Garcia de Souza says:

      Obrigado pelos dados, Renato. Mas, no que toca a ter apenas “números manipulados pela imprensa golpista e pelas instituições que estão sobre o comando de uma quadrilha”, devo dizer que: 1) Os números s informações que usei vêm das mesmas fontes tanto dos governos Lula e Dilma quanto do governo Temer, oui seja, são comparáveis. 2) Embora não more no Brasil, vou aí bastante frequentemente a trabalho – só este ano já estive aí 3 vezes – pelo que sei que a situação não está de modo algum boa, claro, mas tampouco é aquela que o Damous tenta pintar. 3) Meu ponto com relação ao Damous, ao Paulo PImenta, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e outros do mesmo naipe que tentam tapar a verdade com a histeria e até com o surreealismo do que afirmam é que tal comportamento em nada ajuda a verdade – apenas serve para distorcê-la ainda mais e jogar a esquerda brasileira para um canto onde está com cada vez menos credibilidade e com nenhuma percepção de honestidade. Não há democracia sem uma esquerda crível, honesta e atuante. E esta que está aí, com raríssimas exceções, não reúne nenhuma destas qualidades que já teve em outros tempos. Um abraço.

  5. Avatar
    Maria Alcina Dias Torgo says:

    Pois é querido colega e atual Deputado federal;fazem mais de dez anos que denunciou os Marinhos nos quatro cantos do mundo,Compram decisões judiciais esdrúxulas no tjrj,roubam espólios,são o 4o poder no país e nada acontece,continua essa organização criminosa com várias empresas papeleiras ,tipo;Dermesil na 7a vara Federal,8a Câmara cível do tjrj e nada acontece Leia o blog. Currupira Recreio dos Bandeirantes,os herdeiros idosos de Adelina Rivetti ,estão com doença degenerativa e eles tiveram o único bem de heranca invadido a mando dos Marinhos e polícia militar,Já estou cansada de tantas ameaças.. ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *