Brasil

O Coral dos Babuínos


 
A notícia mais relevante para a comunicação, nos últimos dias, vem da ciência.
 
Pesquisadores franceses, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, estudaram os babuínos e descobriram que esses macacos, que possuem língua e laringe, produzem sons equivalentes às cinco vogais: a, e, i, o, u.
 
A descoberta sugere que a fala humana tem uma história evolutiva muito mais longa do que se imaginava.
 
Ela pode remontar a 25 milhões de anos atrás, em vez dos 70 a 100 mil anos que se estimava até agora.
 
Mas isso não significa necessariamente que os babuínos sejam capazes de falar, alertam os cientistas.
 
Faltaria a eles a consciência humana, a compreensão da ampla gama de significados complexos que estão contidos na linguagem.
 
Bem, os cientistas fazem essa ressalva porque, com certeza, não conhecem o Brasil.
 
Ignoram o estado simiesco a que as vozes públicas foram reduzidas neste país, tanto aquelas das autoridades constituídas como as de seus divulgadores, intérpretes e analistas na mídia.
 
O coral dos babuínos cada vez aumenta mais. Estridente e uníssono, ele encanta as almas mais toscas, com os seus grunhidos contra os direitos humanos, os direitos sociais, as liberdades públicas e a vida democrática.
 
Ele se afina com tudo que signifique negatividade, reação e retrocesso. Desafina de tudo que represente conquista de cidadania, modernidade e avanço mental.
 
O coral dos babuínos tem récitas diárias nos telejornais, nos programas policiais e nas rádios. Garganteia nos parlamentos, nos púlpitos, nas tribunas. Vocifera pela boca dos agentes da lei.
 
Talvez os estudiosos franceses devam transferir para este país tropical o seu campo de pesquisas.
 
Sem muito esforço, vão identificar o elo perdido entre os símios desprovidos da razão e da fala, e os humanos conscientes, dotados de plena capacidade de análise e de expressão em boa linguagem.
 
Isso não servirá para ensinar os verdadeiros babuínos a falar, o que teria interesse muito discutível.
 
Mas talvez desperte alguns babuínos pelados de Pindorama para o estágio constrangedor a que estão levando o país, na escala involutiva da civilização à barbárie.
 
 
(Ver http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/01/1849046-babuinos-fazem-sons-semelhantes-as-vogais-a-e-i-o-u-diz-estudo.shtml)
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *