Obama indultou Chelsea Manning e Óscar López Rivera. Só falta devolver Guantánamo para Cuba.

Nos minutos finais de seu mandato, Barak Obama parece querer fazer jus ao Prêmio Nobel da Paz que recebeu. Aline Piva, de Washington.

 

Barack Obama acaba de conceder o indulto a dois importantes presos políticos, Óscar López Rivera e Chelsea Manning. Óscar López Rivera está na prisão há mais de 35 anos. É um porto riquenho acusado de conspiração sediciosa por lutar pela independência de seu país. Chelsea Manning, por sua vez, está na prisão desde 2010, foi condenada a uma pena de 35 anos, por vazar documentos sigilosos da diplomacia estadunidense. Apesar dessa importante vitória pro progressismo, não só aqui nos EUA mas para a luta pela liberdade de expressão em todo o mundo, Julian Assange havia colocado como uma das condições pra ele deixar a embaixada do Equador que Obama perdoasse a pena contra Chelsea Manning, o fim do mandato de Obama deixa um legado bastante controverso. Na última sexta-feira Obama estendeu por mais um ano as sanções contra a Venezuela. Além disso, durante seus oito anos de mandato, os EUA estiveram envolvidos em mais de sete guerras. E Obama também falhou em cumprir sua promessa de fechar a base de Guantánamo. Apesar dos avanços em termos de política interna e apesar do comovente discurso da última semana, talvez a gente vá ainda perceber um legado muito contraditório que a gente tem aqui com o Obama.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas