Marcha das Mulheres: centenas de milhares tomam as ruas dos Estados Unidos um dia após posse de Trump.
Por Aline Piva, Washington.
Por Nocaute em 23 de Janeiro às 18h32“Nós vamos começar a ganhar novamente, e vocês vão liderar o ataque” – Donald Trump, em discurso no quartel-general da CIA.
Enquanto centenas de milhares de pessoas saiam às ruas das principais cidades dos Estados Unidos e do mundo para protestar contra a agenda proposta por Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos concedia uma coletiva de imprensa na sede da CIA. Na entrevista, Trump reafirmou seu apoio ao serviço de inteligência estadunidense.
Sean Spicer, o novo porta-voz da Casa Branca, também fez um pronunciamento criticando a cobertura da posse de Trump, acusando os meios de comunicação de manipularem as imagens para “diminuir o entusiasmo” da população com o novo presidente e os democratas de fazerem “politicagem” ao invés de se preocuparem com questões de “segurança nacional”.
Veja imagens da manifestação em Washington, DC:
Sou Dina Humpfrey e eu estou marchando porque eu acredito em direitos e liberdades para todos, e eu acredito que nós somos um país de imigrantes e nós vamos continuar aceitando imigrantes no nosso país. Para o inferno com esse muro. Nós não vamos construir um muro.
Meu nome é David. E “Trump é o sintoma” é porque eu acredito que ele é uma pessoa muito colérica e uma pessoa com muito ódio. Ele não sabe… Ele só saber ser rude. Ele não se importa com mais ninguém e eu acredito que as pessoas têm que se unir, socializar, conhecer umas às outras. Ao invés de só ficar ouvindo nos noticiários “essa pessoa é uma criminosa, essa pessoa é aquilo outro”, tente primeiro conhecer a pessoa antes de julgar e assim todos estarão melhor, eu acredito.
Primeiramente Fora Temer, oi bom dia, meu nome é Clara Langevin eu sou americana-brasileira e eu estou aqui na Women’s March Washington DC para protestar contra o Trump. Para mostrar pro povo americano e pro povo do mundo inteiro que a maioria dos americanos são contra o Trump e as promessas de campanha dele como a restrição de direitos reprodutivos e o registro de cidadãos muçulmanos, além de muitas outras coisas.
Meu nome é Sandy, e eu sou da Pensilvânia, e eu estou marchando hoje porque eu acredito em direitos humanos e eu não gosto ou sinto que os comentários do presidente foram em nenhuma medida apropriados. Então eu estou aqui para dizer que isso não está ok para mim.
Meu nome é Shawny Owens, eu sou de Nova York, e Assata Shakur foi uma liderança no movimento do negro libertação e ela foi presa, conseguiu escapar e ela agora vive em Cuba. Ela é uma mulher negra que liderou a luta enquanto ela estava aqui, foi presa, e vive em Cuba por muitos anos. Eles deram asilo a ela. Ela é conhecida por sua luta audaciosa, tanto nas ruas como de um ponto de vista de sair e falar sobre os direitos dos negros, contra o racismo, e contra a prisão, porque, você sabe, milhares de negros – que são presos injustamente. E ela tem lutado uma longa luta em nome do movimento de negro libertação. Como eu entendo – eu nunca conheci ela pessoalmente, mas eu conheço pessoas que tiveram a oportunidade de falar com ela – ela continua escrevendo e continua lutando em nome dos Afro-americanos e dos negros ao redor do mundo.
Eu sou do movimento Mundos dos Trabalhadores (Workers World), como você pode ver no meu cartaz, e o Mundo dos Trabalhadores não apoia somente Assata Shakur e a luta pela libertação negra aqui nos Estados Unidos e o partido dos Panteras Negras, nós somos solidários com todas as lutas de liberação ao redor do mundo. E esse tem estado na resistência desde 1979, lutando contra o racismo e contra a opressão nacional. Esse era um dos seus principais objetivos, e ainda o é.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.