Espanha: Judiciário suspende lei que tornaria Catalunha independente
Governo central afirma que a lei que regulamenta a separação da Catalunha é "própria de um regime autocrático" e o Tribunal Constitucional acatou o recurso.
Por Nocaute em 12 de setembro às 09h26O Tribunal Constitucional acatou nesta terça-feira (12) um recurso do governo espanhol contra a lei que firmava as bases institucionais para que a Catalunha se separasse do restante do país. Chamada de Lei de Transitoriedade Jurídica e Fundacional da República, a medida havia sido aprovada na semana passada.
Já era esperada alguma reação do governo central para tentar impedir a realização de um referendo em 1º de outubro. Isto porque o Parlamento Catalão aprovou duas leis sobre o tema. Uma delas previa que, caso o sim fosse vitorioso nas urnas, a separação poderia ser implementada em até três dias.
Leia mais:
Espanha em pé de guerra contra separação da Catalunha
Catalunha libera cultivo, transporte e consumo de maconha
O recurso apresentado pelo Executivo ao Tribunal Constitucional argumenta que a Lei de Transitoriedade é “própria de um regime autocrático”.
Com a decisão do Judiciário, na prática, ficam suspensas as duas leis principais aprovadas pelo Parlamento da Catalunha sobre a separação, a Lei de Transitoriedade e a Lei do Referendo.
A decisão abre espaço para que o governo central use força policial para impedir a realização da consulta popular.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.