Bernie Sanders, por favor, devolva meus
15 dólares.
O pré-candidato dos EUA, para quem doei durante a campanha eleitoral, se juntou a outros dez senadores norte-americanos para assinar um documento contra a Venezuela.
Por Fernando Morais em 28 de Fevereiro às 11h50
A única novidade nas eleições presidenciais dos últimos anos não foi a vitória de um negro, Barak Obama, e nem a de um doido, Donald Trump.
A surpresa de verdade foi a pré-campanha presidencial do senador Bernie Sanders, de Vermont.
Crítico de longa data da política externa dos Estados Unidos e um dos primeiros opositores da Guerra do Iraque, Bernie disputou com Hillary Clinton a indicação do Partido Democrata na campanha presidencial de 2016.
Bernie perdeu a indicação, mas os resultados dos votos populares das primárias presidenciais do Partido Democrata revelam o impacto da campanha dele, cujo slogan era “Revolução Política Agora”: Bernie Sanders – 56,52%; Hillary Clinton -42,22%; Outros – 0,90%; Martin O’Malley – 0,36%.
Enquanto Hillary corria o chapéu na cúpula do capital financeiro (o brasileiro Banco Itaú inclusive), Bernie levantou US$ 212 milhões através de um crowdfunding – uma vaquinha na internet, para a qual contribuíram 2,4 milhões de doadores.
Desse total, 15 dólares foram doados por mim, por internet. Doei de boa fé, claro, entusiasmado com a agitação de ideias novas que a campanha de Bernie trazia para o líder mundial da caretice, os EUA.
Pois ontem Bernie se juntou a outros dez senadores norte-americanos para assinar um documento contra a Venezuela. Mesmo não tendo qualquer valor legal, a declaração diz que as eleições na Venezuela serão fraudulentas e portanto poderão ser consideradas ilegítimas. E termina com uma série de pedidos, iguais aos que vemos todos os dias nos jornalões brasileiros: eleições livres, liberdade para os presos políticos, adiar as eleições presidenciais, aceitar ajuda humanitária etc etc
Este post, portanto, que verterei para o inglês e enviarei ao gabinete do senador, tem como único motivo uma exigência: Bernie Sanders, devolva meus 15 dólares!
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.