Oiticica é tema de primeira retrospectiva nos EUA em grande escala
Exposição “Organizar Delirium” pode ser vista até 1º de outubro no Museu Whitney
Por Nocaute em 19 de setembro às 16h16Por Clarissa Carvalhaes
Correspondente do Nocaute em NYC
Um dos artistas mais originais do século XX, Hélio Oiticica (1937 – 1980) está sendo homenageado em um dos espaços mais importantes de Nova York, o Museu Whitney. “Organizar Delirium” é a primeira retrospectiva em grande escala do artista nos Estados Unidos. A exposição, que reúne duas décadas do trabalho, pode ser vista até primeiro de outubro.
A mostra inclui significativas instalações em grande escala, incluindo “Tropicalia” e “Eden”, e examina o envolvimento do artista com música e literatura, bem como sua resposta à política e ao ambiente social.
Mas a grande sacada de “Organizar Delirium” é ter conseguido destacar em particular um período decisivo do artista: os anos que passou em Nova York (na década de 1970). Um período que foi considerado por anos como sombrio e improdutivo é hoje, reconhecidamente, uma das fases onde Oiticica mais se sentiu inspirado. Tanto pelo cenário de arte e da música, como a poesia e o teatro nova-iorquino.
O Nocaute aproveitou para conferir a mostra e entrevistar dois nomes de peso: o compositor experimental brasileiro e americano Arto Lindsay (que organizou dentro de “Delirium” uma série de palestras, exibições e apresentações musicais explorando Tropicália, samba e a vanguarda brasileira) e Christopher Dunn, autor de “Jardim da Brutalidade: Tropicália e Emergência de uma Contracultura Brasileira” e “Contracultura: Artes Alternativas e Transformação Social em Autoritário Brasil”.
Assista a seguir:
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.