Fidel, Gorbatchev, Pedro Collor e Augusto Boal, entre outros, estão a caminho da Casa de Mariana

O acervo de fitas de áudio foi doado à Casa de Mariana pelo autor dos trabalhos, o jornalista Ricardo Rabelo, editor do jornal Bafafá. Depois de digitalizados e transcritos, os áudios serão colocados à disposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Um precioso acervo jornalístico está a caminho da Casa de Mariana, em Minas Gerais.

Trata-se de uma coleção de fitas de áudio contendo cerca de cinquenta horas de entrevistas e reportagens realizadas pelo jornalista Ricardo Rabelo no período em que ele era correspondente da mineira Rádio Itatiaia.

A doação foi feita pelo autor.

Entre outras, o acervo contém entrevistas com Augusto Boal, Dona Zica, Fidel Castro, Itamar Franco, Jorgina de Freitas (a megafraudadora do INSS), Leonel Brizola, Lula, Mário Soares, Martinho da Vila, Mikhail Gorbatchev, Nelson Pereira dos Santos, Pedro Collor, John Major, Ricardo Lagos, Tônia Carrero, Cecil e Luiza Thiré.

Além das entrevistas, o material contém reportagens radiofônicas sobre a tomada de reféns em um ônibus no Jardim Botânico (2000), a Chacina da Candelária (1993), a Copa do Mundo na França (1998), o Plano Cruzado (1986), o Fórum Global (1992), a CPI do narcotráfico, o julgamento e libertação de Guilherme de Pádua, as Medidas de Emergência (1984), a Rio ECO 92, o quebra-quebra na Av. Rio Branco (1987), a retomada do prédio da UNE (1983), o velório do dramaturgo Dias Gomes, a vigília cívica na Cinelândia pela votação da Emenda Dante de Oliveira pró-diretas (25 de abril de 1984) e a vitória de Tancredo no Colégio Eleitoral (1985).

Depois de catalogado, digitalizado e transcrito, o material estará à disposição de pesquisadores na Casa de Mariana.

Leia também:
Arquivos do ex-ministro Sérgio Motta vão para a Casa de Mariana

Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marizabel

20/02/2018 - 08h58

Um manjar dos deuses para a Casa de Mariana! Obrigada, Fernando Morais!

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas