Quando Lula será preso?
O ex-deputado, ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim especula sobre o ódio e o “facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão” que vêm movendo os que querem a condenação de Lula a qualquer custo. Este artigo foi escrito para o jornal Zero Hora.
Por Nocaute em 10 de abril às 17h33
Nelson Jobim
É pergunta recorrente. Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc. Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…” Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa. Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado. Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo. Pergunto do que se está falando. A resposta é genérica: é a Lava-Jato.
Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais. Quais as acusações? Nada sobre fatos, acusações e processos. Alguns referem-se, por alto, ao Sítio de … (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT… Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo que não lembram.
E completam: “está na cara que tem que ser preso”.
Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso! [Lembro da ironia de J.L. Borges: “Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio”.]
Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar. Dizem: “Essa gente é maluca; esse país não dá…” Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos? Por que a desnecessidade de uma sentença? Por que a presunção absoluta e certa da culpa? Por que tal certeza?
Especulo.
Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação. Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança. Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas. Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios.
Lutam por “uma verdade” e não “pela verdade”.
Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível. Outros, simplesmente são meros espectadores. Nada é com eles.
Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam. Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.
Ora, o delito é um atentado à vida coletiva. Exige repressão.
Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais. A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio.
Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Odette Seabraa
14/04/2017 - 15h25
Vivemos uma revolução. São inúmeras as pontas soltas de acontecimentos que parecem não ter correspondência entre si…. ah, mas no horizonte da História têm sim. Perseguição a Lula, funcionários que não podem ser despedidos…,ALERJ votação, isenção AMBEVE e Globo…socorro!!!
Quem tem fé pode começar a rezar porque isto não vai terminar bem, não. O fascismo espreita à nossa porta.
CARLOS CESAR GONÇALVES
11/04/2017 - 00h34
Enquanto a torneira do dinheiro público está sendo monitorada. Descaradamente a REDE GLOBO para não quebrar, Resolve colocar mais pó de magnésio na corda de PEZãO, PICIANIS, etc… Em troca os CARIOCAIX LEGAIX , da ALERJ ,A Pedido do (GG) Governo GLOBO Irão Aprovar 650 milhões em isenção fiscal para a AMBEV. Na Verdade ainda bem que no governo carioca existem aqueles perdedores,que não podem ser demitidos, mais GRAÇAS A DEUS Circulam em altas côrtes, mas para ver o circo pegar fogo ,sempre dão com a lingua nos dentes. Ocorre aliás a CIA(moro) já sabe, como não é o LULA Tudo bem!!! A GRANA ALTA QUE A AMBEV QUER ECONOMIZAR VAI TODA PARA A GLOBO ATRAVÉZ DE UM PATRCÍNIO HISTÓRICO,NO QUAL O CONTRATO ESTÁ SÓ AGUARDANDO A APROVAÇÃO DA ALERJ…ESSA GLOBO SAFADINHA…AH E TEM MAIS E NÓS AQUI EMBAIXO, ACHANDO QUE OS ADIAMENTOS FREQUENTES DA votação em brasilia DA TAL AJUDA AOS ESTADOS, é medo do MT perder ..que nada ESTÃO NA VERDADE SÓ AGUARDANDO A ALERJ VOTAR…Aí AMIGO GLOBO E AMBEV juntos e misturados,ás custas do povo CARIOCA ‘os mais pobres é claro,senão não tem graça’.