Juiz gaúcho estabelece perímetro de quase 500 mil m2 em torno do TRF4, em Porto Alegre. Ali ninguém entra.

Desde 29 de dezembro até três dias depois de 24 de janeiro, quando Lula será julgado, uma área gigantesca em torno do prédio do Tribunal Regional Federal 4, em Porto Alegre está interditada por ordem do juiz juiz Osorio Avila Neto, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. A proibição não vale apenas para militantes do MST, como queria o Ministério Público, mas para toda e qualquer organização social.

A linha vermelha estabelece os limites do perímetro determinado pelo juiz federal – dentro dele, nenhum manifestante pode entrar. No círculo vermelho fica o prédio do Tribunal Regional Federal 4, onde Lula será julgado dia 24 de janeiro.

O juiz Osório Avila Neto, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, proibiu que manifestantes acampassem no parque Maurício Sirotski Sobrinho, o Parque Harmonia, em Porto Alegre.

O parque está do lado do prédio do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da $ região), onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem julgamento marcado para o dia 24 de janeiro.

A decisão foi tomada em um processo aberto pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, movido contra o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). No dia 15, os militantes anunciaram que acampariam no parque para acompanhar o julgamento e apoiar Lula.

A decisão do juiz nāo se refere somente sobre o MST, mas a qualquer pessoa que queira acampar no parque desde agora até três dias depois do julgamento.

O juiz também determinou o isolamento de algumas ruas ao redor do prédio para a permanência e trÂnsito dos manifestantes.

Em nota, o MST informou que não vai recorrer da decisão judicial, mas vai manter a mobilização marcada para a semana do julgamento de Lula.

O movimento disse reafirmar “a importância da unidade de trabalhadores e trabalhadoras e a legitimidade de promover suas livres manifestações de apoio político junto com outros movimentos populares, centrais sindicais e militantes partidos políticos.”


29 Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Saci

31/12/2017 - 16h54

Está na hora da desobediência civil, as instituições há muito não representam o povo, mas uma classe escravagista e retrógrada, os senhores feudais da atualidade, que tem a seu serviço a polícia, um amplo aparato judicial, VT e jornais.

Responder

Esther Torinho

30/12/2017 - 17h22

Izandro, eu também te convido a apresentar as provas. Porque vcs acusam a torto e a direito, e quando se pede a s provas, vêm conversinha fiada. Vc deve ser o maior detetive do mundo. Conseguiu as provas que a justiça não conseguiu. Então, apresente. Caso contrário, CALE SUA BOCA IMUNDA.

Responder

GIL

30/12/2017 - 17h15

LULA LÁ NA CADEIA

Responder

    Helio Lobato

    31/12/2017 - 10h17

    Lula 2018, lá em Brasília novamente, coxinha! Não gosta do Brasil, vai morar na Argentina, porque lá tem o Macri, senhor do neoliberalismo portenho. Se Aécio pode ir vir, Lula pode também!

LUIS FIALHO

30/12/2017 - 14h05

Quinhentos mil metros quadrados são 500km. O equivalente à um quadrilátero de 20 x 25km. De Cachoeirnha até o Bairro Ipanema, mais ou menos. É isso?

Responder

    Francisco

    30/12/2017 - 17h40

    Não.
    Da tipo, 1.000 mts por 500 mts ou
    1 km por 0,5 km = 0,5km2

    Obs: Juiz ladrão, porrada é solução!

    José Newton

    30/12/2017 - 19h00

    Na verdade, pela foto, a área é um retângulo com mais ou menos 1000 m x 500 m o que corresponde a 500.000 metros quadrados.

    Leonardo

    30/12/2017 - 22h01

    500.000 m2 é a área de um retângulo de 700 metros de lado por 700 m.

    Francisco Ferreira

    31/12/2017 - 00h08

    500000 m^2 = 0.5 km^2 que é equivalente a uma área de um retângulo de 500 x 1000 m. Seu conversor de unidades está com problemas

josilda josilda

30/12/2017 - 13h24

ISSO É IMORAL E INCONSTITUCIONAL… MAS COM OS IMPRESTÁVEIS QUE ESTÃO NO PODER TUDO É POSSÍVEL!!!!

Responder

Luiz Roberto Portela

30/12/2017 - 13h24

Acampar em praça publica não pode, ainda mais com camiseta vermelha, e comer sanduíche de mortadela. O que pode é acampanhar no meio da Av. Paulista, dançar a coreografia dos patos e tomar champanhe.

Responder

Cícero Costa

30/12/2017 - 12h35

Vivemos hoje no Brasil tempos muito parecidos com os dias sombrios da Inquisição, onde pessoas eram levadas coercitivamente para o cárcere, julgadas e condenadas com base apenas na suposição de que eram “bruxas”, sem prova alguma que as incriminasse e sem direito à defesa.

O fato é que, com o golpe parlamentar de 2016, o Estado de Direito, constitucional e democrático parece ter dado lugar a um estado tirânico, sob a direção de déspotas togados que estariam se valendo da lei como arma de guerra contra adversários políticos, prática essa a que a doutrina chama de “lawfare”, que consiste – na prática – em condenar sem provas homens públicos inocentes, para manter no Poder aliados políticos delinquentes.

Direitos e garantias constitucionais já não vigem mais. Pessoas estão sendo condenadas sem a observância ao devido processo legal. Pessoas estão sendo arrancadas dos seus lares e levadas à força para os calabouços das delegacias sem direito à defesa, sem qualquer prova contra elas e com base apenas em convicções.

“Prende-se para investigar, prende-se para fragilizar, prende-se para forçar a confissão e, por fim, prende-se para desgastar, subjugar, ameaçar e forçar a colaboração premiada”, conforme escreve o Professor Cezar Bitencourt (pós-graduação/PUC- RS).

A rapidez com que o processo do Lula tramitou no TRF4 é uma prova clara da implacável perseguição judicial promovida contra o ex-presidente.

Em tempo recorde, o relator do recurso concluiu seu voto e remeteu os autos ao revisor. Ao receber os autos, o revisor do processo do Lula fez algo impossível de ser feito por qualquer outro ser humano aqui na Terra: o distinto revisor teria lido 250 mil páginas do processo em 6 dias, ou como bem lembrado pelo sociólogo Emir Sader nas redes sociais, o revisor do processo do Lula “leu 2 mil páginas por hora, sem dormir, durante 6 dias”.

Com essa pressa toda, tudo indica que o TRF4 manterá a sentença contra Lula, negando assim ao povo o direito constitucional de eleger seu presidente; e numa canetada de três juízes do 2º grau, superpondo-se à vontade soberana de milhões de eleitores, o Judiciário tentará impedir que o Lula se candidate e, mais uma vez, seja eleito presidente do Brasil.

No dia 24, vamos estar sim em Porto Alegre para protestarmos, pacificamente que seja, contra toda essa farsa judicial armada para impedir que o Lula participe das eleições presidenciais de 2018.

Nós somos o Povo, a força mais poderosa de uma República democrática, e nesse momento de seguidas e patentes agressões aos mandamentos da Constituição Federal, temos não apenas o direito de resistir, mas também a obrigação de lutar, pacificamente que seja, pela restauração da Democracia, pelo restabelecimento da paz social, pela reconquista da liberdade, pela reassunção da JUSTIÇA.

Não podemos aceitar calados que meia dúzia de justiceiros do poder judiciário, numa grave ofensa aos mandamentos constitucionais, impeçam o povo de decidir o seu futuro, de escolher o seu destino, negando-lhes de forma autoritária e abusiva o seu direito de ir e vir e de se manifestar pacificamente nas ruas e praças deste país.

E o que é pior: negando ao povo o direito de escolher seu presidente.

Querem calar a nossa voz, mas não conseguirão.

Vale aqui, por oportuno, lembrar Maiakovski, poeta russo, que escreveu:

“NA PRIMEIRA NOITE, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim, e não dizemos nada.
NA SEGUNDA NOITE, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada.
ATÉ QUE UM DIA, entram em nossa casa e rouba-nos a lua, e conhecendo nosso medo, arrancam-nos a voz da garganta, e porque não dissemos nada [antes], já não poderemos dizer mais nada [depois]”.

2018 !! LULA PRESIDENTE !! Para o Brasil voltar a crescer, e o povo voltar a sorrir.

Responder

    izandro

    30/12/2017 - 16h53

    quanta asneira , ta louco heim ???? voce fuma maconha antes de comentar ??? como pode ser tao burro e afirmar que lula foi condenado sem nenhuma prova ???como pode afirmar com tanta certeza que lula e inocente ??? so pra tua cara mesmo , e so de bandidos do pte e que se le tanta bobagens . e impressionanate ver justo quem mais quebra as leis ,justo o unico partido que nao assinou a cf de 88 ,sempre alega que a constituiçao esta sendo rasgada . eles se fingem de cego para que lula fez de ruim , seus crimes ,seus roubos , roubou os presentes do palacio , montou uma quadrilha pra saquear a petrobras e saquearam tanto que a empresa quase faliu e quando alguem fala nisso ,e imediato a pergunta voce tem provas ???? assim como na condenaçao do bandido lula ,no caso triplex , ha tres tipos de provas , mas para os idiotas petistas e lambe saco do lula ,nao existem nenhuma prova , lula foi condenado sem prova .

    GIL

    30/12/2017 - 17h14

    LULA LÁ… NA CADEIA

Cacilda Galiotto

30/12/2017 - 12h29

O tempo e’ de luta e não de beijinhos no coração! #Lula merece a luta!!!

Responder

Ricardo

30/12/2017 - 12h02

A realidade é a seguinte. Medo do povo! E já há uma explicação. O relatório é a favor da sentença de Moro, e é a tendência de voto dos demais membros do TRF4. Caso isso se confirme haverá comoção social em todo o país e o epicentro será naquele quadrilátero. Devem ter programado até helicópteros para saírem do local.

Responder

Otavio Demasi jornalista Mtb 32548 e consultor de turismo

30/12/2017 - 11h34

INIQUIDADE JURÍDICA, QUE SÓ PROVOCA MAIS TENSÃO, POIS O POVO BRASILEIRO, INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE A CLASSE MÉDIA, SABE QUE FOI TRAÍDA POR PARTE DO JUDICIÁRIO, POR TODO O PIG REACIONÁRIO -PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA -, PELOS MAIS DE 300 GOLPISTAS-CORRUPTOS PICARETAS, PELO EMPRESARIADO E TODO TIPO DE ELITE -DIMINUTÍSSIMA- O JUDICIÁRIO, MOSTRA O QUE SEMPRE FOI, PARCIAL E ELITISTA. O POVO DARÁ A RESPOSTA. DEMOCRACIA NAS URNAS JÁ. PELA ANULAÇÃO DO IMPEACHMENT QUE NOS COLOCOU DE QUATRO PERANTE O CAPITALISMO INTERNACIONAL VORAZ E ESCRAVOCRATA. URNAS NESSA CORJA TODA. NÃO DÁ MAIS PARA FECHAR O BRASIL TODO. A CASA CAIU. FOI MAIS DO QUE UM TIRO NO É. OS GOLPISTAS SE DESNUDARAM PERANTE A NAÇÃO E VAO COLHER O FRUTO DO DESASTRE.

Responder

Joaquim

30/12/2017 - 10h05

Prevejo confrontos violentos. Não vamos nos dobrar a um judiciário corrupto. Seremos meio milhão de manifestantes na periferia do TRF4.

Responder

Carlos de oliveira

30/12/2017 - 07h41

Com certeza têm o direito de ir e vir.
Vão pra Venezuela passar fome e fiquem por lá.

Responder

    Leon Dalaedovick

    30/12/2017 - 11h30

    Vire o disco aí, “seu” Carlos de Oliveira, essa faixa de “vai para a Venezuela” ou “vai para Cuba” já está arranhada demais. De qualquer maneira, se o senhor me dar uma ajudazinha estarei me mandando hoje mesmo, para Cuba ou para Venezuela, como o senhor quiser. O senhor tem essa grana aí ou já está raspando o tacho com essa política dos golpistas?

Marcos Neves

30/12/2017 - 06h10

Venhamos e convenhamos a democracia nunca existiu e nunca existirá. Após muito tempo percebo o quão romantica é nossa “esquerda” acreditando que o povo vai definir o futuro, sinto muito mas não será assim. Lembro-me de Mercedes Sosa que morreu lutanto pelas minorias de seu país, sigo confiante no sangue latino que luta e não perde a ternura nunca, quem sabe derrubaremos o império eis um aincógnita.

Responder

Luciano Araujo Pereira

30/12/2017 - 01h55

Como já dizia Rui Barbosa:
A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.

Rui Barbosa…

Pouco se avança nesse país… Porque a justiça tem partido, cor e segregados de direitos constitucionais…

Responder

    Clerida Nequirito

    30/12/2017 - 12h31

    Infelizmente é assim mesmo.

Van Oliveira

29/12/2017 - 22h24

Isso é uma vergonha! Cercear a liberdade das pessoas. Isso é pura perseguição ao Lula. Judiciário completando o golpe contra o povo.

Responder

    Cacilda Galiotto

    30/12/2017 - 12h21

    Os Deuses que pensam que são!

Van Oliveira

29/12/2017 - 22h08

Sou cadeirante (67anos ) e vou estar no Parque Harmonia, perto do TRF4. Que a polícia me tire de lá !

Responder

Maria José Leal Santana

29/12/2017 - 21h36

Nenhum juiz pode se sobrepor à Constituição que reza que todos os cidadãos têm o direito de ir e vir.
Estamos numa ditadura de toga que é a pior e mais cruel das ditaduras. É obrigação do povo defender seus direitos e a democracia. Dia 24 vamos invadir Porto Alegre com ou sem veto.

Responder

Silvia de Latorre

29/12/2017 - 21h26

Porque não vai recorrer? Algum movimento sócial deveria recorrer. Essa decisão fere a CF.

Responder

Julia Veiga

29/12/2017 - 21h19

Temos o direito de ir e vir, mas a justiça parece pronta a impedir manifestações pacíficas de apoio ao Lula. PT13em2018.

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas