Haddad: com Lula, em Florianópolis, vamos debater autonomia e liberdade universitárias
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad demostrou apoio às universidades que se solidarizaram com a UnB, vítima de censura por parte do MEC. Haddad aproveitou também para convocar a população para caravana de Lula ao Sul do país, que começa no próximo dia 19.
Por Nocaute em 02 de Março às 12h53Semana passada comentamos aqui no Nocaute a tentativa de interferência do Ministério da Educação na autonomia universitária. O próprio ministro da Educação repreendendo um professor que queria oferecer um curso sobre o golpe de 2016, que submeteu esta proposta certamente ao conselho de departamento, que valida as decisões dos professores, respeitada aí a sua autonomia docente, que é uma marca e um princípio da nossa Constituição: a liberdade de ensinar, a liberdade de se expressar academicamente, obviamente que garantida a liberdade acadêmica dos estudantes e da comunidade em geral.
Não deixa de ser digno de nota a reação das universidades diante esta tentativa de interferir e de podar a liberdade acadêmica. Um conjunto expressivo de universidades públicas, federais e também estaduais, como é o caso da USP e da UNICAMP aqui em São Paulo, estão reagindo a esta tentativa e já anunciando cursos nesta mesma direção, porque é papel da universidade discutir a história contemporânea do país, dando liberdade para que as pessoas se expressem, se informem, se debruçam sobre os dados, façam suas análises a partir de uma visão crítica da realidade. Esse é o papel da universidade.
Essa reação não deixa de despertar a esperança e o otimismo de que a academia vai ser um elemento crucial na reconstrução das instituições brasileiras que foram fragilizadas nesse processo que se iniciou em 2016 e que não teve interrupção até agora. Então, o fato da universidade demonstrar uma capacidade de reação, e dizer com todas as letras de que não vai abrir mão das conquistas do período anterior, é algo que merece ser registrado.
Queria lembrar que durante nosso período à frente do Ministério da Educação, sob a liderança do presidente Lula, lançamos uma infinidade de programas. Lançamos o novo ENEM e o fim do vestibular, o Reuni, as cotas nas universidades, e nada disso foi imposto pelo Governo Federal, nada disso foi imposto pelo poder Executivo. Foi tudo construído com base no diálogo acadêmico, e os temas mais candentes, mais controversos, passavam pelos conselhos universitários, a partir de intensa discussão entre alunos, funcionários e docentes. O próprio reitor se submetia às decisões dos colegiados e das instituições, e com isso nós incrementamos uma relação muito auspiciosa com a Rede Federal de Educação Superior, que viveu uma expansão como nunca se viu na história do país.
Queria registrar que nesta caravana que o presidente Lula fará ao sul do país, nós, evidentemente, visitaremos certas unidades da rede federal de universidade e escolas técnicas, mas faremos um debate, ao que tudo indica em Florianópolis, justamente sobre autonomia universitária e liberdade acadêmica.
Entendemos que em nosso programa devemos reforçar este tema, e fica aqui o convite para os outros candidatos de partidos democráticos para que façam referência a esse item tão importante da agenda nacional, que todos nós, do campo progressista, possamos fortalecer o princípio constitucional da autonomia universitária.
Fazer o debate em Florianópolis é também um gesto de solidariedade aos familiares do reitor Cancellier, que teve por atos arbitrários a sua própria vida prejudicada. Perdemos uma pessoa que liderava processos importantes na Federal de Santa Catarina. Não deixa de ser também um gesto em favor da universidade e para honrar a memória do reitor.
Nos veremos brevemente em Florianópolis, nos veremos na caravana, mas vamos reforçar esse vínculo que temos com o princípio constitucional, que é a base da identidade nacional, da autonomia de ensino do país, da autonomia universitária.
Fica aqui então mais um recado para vocês.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
C.Poivre
03/03/2018 - 13h06
O principal infiltrado, o encarregado de destruír nossa economia, presta contas ao patrão:
https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2018/03/o-homem-deles-no-brasil.html
jose carlos lima
03/03/2018 - 05h54
No inventário do mundo o Zé Carioca só ficou com o tanque…ó coitado….kkkk
Aída Carla
02/03/2018 - 17h22
Olá. Onde vão estar em Florianópolis? O lugar não foi divulgado.