Cracolândia: João Doria segue em sua ‘caçada humana’

Prefeitura de São Paulo perdeu na Justiça o direito de conduzir coercitivamente dependentes químicos na Cracolândia para avaliação médica

Reportagem: Manuela Azenha/Imagens: Fernando Solidade

O Nocaute foi à região conhecida como Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, três dias após o início da operação feita pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado. Moradores, pessoas em situação de rua e trabalhadores denunciaram graves abusos e violações de direitos humanos. Assista:

A Justiça de São Paulo decidiu na noite de sexta-feira (26) que a gestão de João Doria (PSDB-SP) poderá fazer “busca e apreensão” de dependentes químicos nas ruas, recolhê-los à força e encaminhá-los para avaliação médica. Se autorizada a internação compulsória, será necessária ainda uma decisão judicial para acatar o pedido.

A liminar é do juiz Emilio Migliano Neto e vai contra os posicionamentos do Ministério Público e da Defensoria Pública, que entrarão com recursos. O promotor da área da saúde, Arthur Pinto Filho, chegou a classificar o pedido de Doria como o “mais esdrúxulo que eu já viu em toda a carreira”, e que a iniciativa, se aceita, promoveria “uma caçada humana”.

A expectativa da Prefeitura era uma autorização não apenas para o recolhimento, mas também para a internação compulsória de usuários, sem precisar de uma decisão judicial caso a caso.

Equipes terceirizadas serão responsáveis por conduzir os dependentes químicos e levá-los coercitivamente para a avaliação médica. A ação deve começar na próxima semana.

3 Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Alexandre Santos

19/06/2017 - 19h26

Como vocês são hipócritas. Há décadas a Cracolândia está destruindo pessoas e famílias, sem contar a degradação da cidade. Enfim, aparece um governante sério tentando tratar o assunto (muito complexo) e vocês só sabem reclamar. Tem que internar compulsoriamente sim. Infelizmente, talvez seja a única chance desses viciados. Vocês, infelizmente, são idiotas politicamente corretos que não fazem absolutamente nada para melhorar a cidade.

Responder

Francisco de Assis

27/05/2017 - 19h06

Trilha sonora “Menino mimado” – letra e música de Criolo

Responder

Vicente

27/05/2017 - 18h53

De “gestores” como Doria não podemos esperar nada além disso. Impositor por natureza, ele não condições de governar uma cidade complexa como é São Paulo. Pobre marketeiro ignorante!

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas