13 de maio

Toda conquista do povo preto foi na garra, na resiliência, de favela em favela, enquanto chorava morte de seus filhos, a violação das mulheres, a subvalorização de seu trabalho. Por Pastor Ariovaldo Ramos

 

Por Pastor Ariovaldo Ramos

 

A data de 13 de maio registra a promulgação da Lei Áurea, que declarou ilegal a escravidão no Brasil… E é só!

Nenhuma indenização, nenhum projeto de inserção social… Foi só!

Toda conquista do povo preto foi na garra, na resiliência, de favela em favela, enquanto chorava morte de seus filhos, a violação das mulheres, a subvalorização de seu trabalho.

Sobrevivendo em meio a uma sociedade que nunca levou em conta a participação preta na construção da língua portuguesa, no Brasil, através de Machado de Assis, entre outros; ou a sua contribuição à música e a arte brasileiras, através de Aleijadinho, Grande Otelo, Pixinguinha, entre outros.

Depois de anos de, ao toque de seu ritmo, insistir em sobreviver , a população preta, ainda vítima de higienização, ainda assistindo ao assassinato de seus jovens, viu surgiu, nos governos populares, as políticas afirmativas, para logo ver a destruição da esperança, por meio de um golpe contra a democracia pela volta da escravidão… Só que, dessa vez, não serão apenas os pretos!

Nosso luto vem do verbo lutar!

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas