México está deportando mais imigrantes que os EUA
Polícia mexicana intensifica fiscalização e manda centro-americanos de volta para casa. Discurso anti-migratório de Trump pode ser uma das causas
Por Nocaute em 30 de maio às 09h29Conhecido por ser um trampolim para quem tenta cruzar ilegalmente as fronteiras dos Estados Unidos, o México se tornou uma barreira contra a imigração. Atualmente, sua polícia migratória deporta mais latinos do que seu vizinho.
A situação foi revelada por reportagem do jornal mexicano La Jornada.
Nos primeiros quatro meses de 2017, Honduras recebeu de volta 17 mil cidadãos deportados. Destes, nove mil vieram do México e oito mil dos EUA, segundo o Comissionado Nacional de Direitos Humanos de Honduras.

Muro separa Tijuana, no México (à direita) de San Diego, nos EUA (Foto: Wikimedia Commons)
Já a Guatemala recebeu 15.762 pessoas entre janeiro e março de 2017. Vieram do México 60%, os outros 40%, dos Estados Unidos.
Estima-se que grande parte dos 11 milhões de imigrantes que estão nos Estados Unidos vêm de Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. E há também, entre eles, os mexicanos.
Com o endurecimento da política migratória anunciada pelo presidente Donald Trump, empossado em janeiro de 2017, há dois cenários possíveis. Que o México tenha intensificado o policiamento migratório para se fortalecer enquanto primeiro muro. Assim, evita que os latinos cheguem ilegalmente aos EUA. Ou que o próprio México tenha se tornado uma alternativa enquanto destino final.
Pelo menos 400 mil centro-americanos tentam cruzar as fronteiras para os EUA, segundo dados do (Instituto Nacional de Imigração do México). Apenas um quarto deste total consegue chegar.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.