Cuba inaugura primeiro hotel cinco estrelas plus

Em prédio centenário, cubanos fazem primeiro hotel com mais de cinco estrelas da ilha

Depois de três anos de obras, Havana tem seu primeiro hotel de luxo cinco estrelas plus, o Manzana Kempinski.

A localização é estratégica: na Havana Velha, o centro histórico da capital, ocupando um quarteirão em frente ao Parque Central, um dos lugares mais visitados por turistas estrangeiros.

Um de seus bares tem vista para o Floridita, famoso restaurante frequentado por Ernest Hemingway, onde o escritor norte-americano teria criado o coquetel Daiquiri.

(Foto: Jorge Luis González/Granma)

Hospedar-se por uma noite no Manzana Kempinski pode custar de 400 até 1.400 dólares, na “Suíte esquina”, de 100 m2. Ao todo, são 246 quartos distribuídos por seis andares.

A construção do hotel foi anunciada pelo governo cubano em 2013, com a finalidade de ampliar a oferta de hospedagem de luxo na capital.

Segundo dados do Ministério do Turismo, em Havana, existem cerca de 12 mil quartos para turistas. Metade está em hotéis quatro e cinco estrelas. Os demais estão em hotéis menores ou hospedagens de tipo hostel, improvisadas por cidadãos cubanos que querem ter seu próprio empreendimento turístico.

Cartão postal mostra o Manzana de Gomez em 1925

O edifício onde está o Kempinski é o Manzana de Gómez, construído em 1910. Ali funcionou o primeiro shopping center da ilha. Em 1918 terminaram a ampliação, colocando elevadores que davam acesso aos 560 escritórios ou lojas distribuídos em cinco andares. Passavam por lá 25 mil pessoas por dia. Ali funcionaram também representações diplomáticas e escritórios como o da Instituição Iberoamericana de Cultura.

O governo cubano está restaurando também outros prédios históricos vizinhos do Manzana de Gómez, como Teatro Alicia Alonso, Teatro Martí e o Capitólio.

Revitalizar e reurbanizar Havana Velha poderá trazer resultados espantosos para a economia cubana. Projeções de organismos turísticos internacionais indicam que, quando todos os norte-americanos puderem ir à Ilha, o número de turistas que viajam a Cuba triplicará para 9 milhões de visitas/ano, resultando para o país receitas diretas e indiretas de cerca de 15 bilhões de dólares – ou seja, 25% do PIB cubano. Na hora que isto acontecer, Cuba estará preparada para receber esse aluvião de gente – e de dólares.

No primeiro andar do Manzana Kempinski há espaço para 16 lojas de marcas internacionais.
O segundo andar tem 40 quartos, 10 deles duplos, e dois restaurantes. Os terceiros, quarto e quinto andares são destinados a dormitórios. No sexto, estão a piscina e a academia, um bar, uma cafeteria, quatro salas de reunião e um restaurante panorâmico.

Gerenciado pela companhia alemã Kempinski, com sede em Genebra, na Suíça, este é o primeiro dos 74 hotéis do grupo em continente americano.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas