Brasil

Pesquisa em 53 países mostra que o brasileiro é o mais insatisfeito com ação do governo contra o Coronavírus

Boletim da evolução da pandemia de Coronavírus no Brasil e nos 25 países mais afetados. Atualizado todos os dias às 20hs, junto com os dados do dia anterior, para efeito comparativo.

Covid-19 no Brasil e no mundo – 17Junho2020.

Uma pesquisa online feita com mais de 120 mil pessoas de 53 países mostrou que o brasileiro é o mais insatisfeito com a resposta do seu governo à pandemia de Covid-19. Apenas 34% dos entrevistados brasileiros acreditam que o governo respondeu “bem” no combate ao novo coronavírus. Os chilenos também se mostram bastante críticos: 39% acham que o governo não fez o suficiente. Os mais satisfeitos estão na China, com 95% de aprovação.

Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou nesta quarta (17) que epidemia ainda é muito severa no Brasil, mas há sinais de que ela está se estabilizando. Segundo ele, no entanto, “este é o momento de redobrar a cautela, pois já vimos em outros países que uma estabilização pode rapidamente se transformar em um aumento”. Ryan afirmou que o país precisa reforçar as medidas de distanciamento físico e higiene e garantir que as comunidades mais carentes recebam apoio para segui-las.

Pesquisadores da empresa paulista Nanox, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), desenvolveram um tecido com micropartículas de prata na superfície que demonstrou ser capaz de inativar o coronavírus SARS-CoV-2. Em testes de laboratório, o material foi capaz de eliminar 99,9% da quantidade do vírus após dois minutos de contato.

Visão diária dos principais indicadores da pandemia pelo mundo:

Pesquisa em 53 países mostra que o brasileiro é o mais insatisfeito com ação do governo contra o Coronavírus

Os três países com as maiores taxas de letalidade (relação entre casos confirmados e mortes) são Bélgica com 16,1% (para cada 1.000 infectados, 161 vão a óbito), França (15,2%) e Itália (14,5%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de novos casos são Chile (36.179 novos casos), Brasil (32.188) e Estados Unidos (23.435); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de casos em relação ao dia anterior são Chile (19,6%), África do Sul (9,4%) e Bangladesh (4,2%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de mortes são Índia (2.003 mortes no dia), Brasil (1.269) e Estados Unidos (850); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de mortes em relação ao dia anterior são Índia (20,2%), Chile (6,9%) e África do Sul (6,8%).

No acumulado da semana (últimos 7 dias), os três países com as maiores taxas de crescimento de casos confirmados são Chile (48,6%), África do Sul (45,1%) e Paquistão (36,1%); os três países com as maiores taxas de crescimento de mortes são Índia (53,7%), Chile (46,1%) e África do Sul (38,3%).

Os dados foram publicados pela Johns Hopkins University e Worldmeter.  

Notícias relacionadas