Brasil

Bolsonaro é réu, formalmente investigado pelo TSE por fraude eleitoral.

Nesta sexta-feira (19/10), o corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Jorge Mussi, abriu ação contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) para investigar a compra de disparos em massa de mensagens anti-PT pelo WhatsApp. Raquel Dodge, procuradora-geral da República também entregou pedido a Raul Jungmann para que a PF abra inquérito para investigar as empresas envolvidas.

O corregedor do TSE mandou notificar Bolsonaro e abrir prazo de cinco dias para que ele se manifeste.

A ação movida pela coligação O Povo Feliz de Novo pede que a campanha de Bolsonaro seja investigada por três crimes eleitorais: doação de pessoa jurídica, utilização de perfis falsos para propaganda eleitoral e compra irregular de cadastros de usuários.

O ministro rejeitou os pedidos de busca e apreensão e quebra de sigilo de empresas contratadas.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta à Polícia Federal que abra inquérito para apurar se empresas têm disseminado, de forma estruturada, mensagens em redes sociais.

O pedido foi entregue ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Nele, Raquel Dodge destaca que a denúncia já tinha motivado abertura de procedimento pela Procuradoria-Geral Eleitoral, para verificar a existência de eventual utilização de esquema profissional por parte das campanhas, com o propósito de propagar notícias falsas.

E explicou que a situação, agora, exige apuração na ótica criminal.

Entre as agências prestando os serviços de disparo em massa de fake news no WhatsApp estão a Havan, Quickmobile, Yacows, Croc Services e SMS Market.

Veja a íntegra do documento:

decisão-tse

Veja também:

Haddad pede prisão de financiadores de campanha de difamação pelo WhatsApp

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Maria Da Silva Gomes says:

    Essa aberração chamado de Bolsonaro devia ser preso ou internado num hospital de loucos! Farsante e aterrorizante! Tivemos um presidente destrambelhado no ano de 1990, não acabou bem!

  2. Avatar
    elisabeth duarte says:

    Caro, me desculpe…. a situação não diz respeito a partidos…aliás, antes o fosse… diz respeiro a um regime ditatorial prestes a tomar conta e dizimar nossa democracia. O brasil prede, não o PT…pense!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *