Brasil

O legado de Michel Temer: o Brasil de volta ao mapa da fome


Nesse fim de semana saiu o resultado de duas pesquisas eleitorais. Uma de um Instituto chamado Ipsos o outro da DataFolha. E está confirmado o que todo já sabia: o Lula continua disparado na frente e em segundo lugar vem o Jair Bolsonaro. E o golpe, a mídia golpista, o empresariado golpista, os bancos golpistas, o mercado financeiro golpista não têm candidato.
Quer dizer, o golpe deu certo porque prenderam o Lula. Mas não deu certo porque eles não sabem o que fazer agora com as eleições. Eu desconfio de que se o Lula, efetivamente, e é quase certo que ocorra isso, de que ele não dispute a eleição, o grande vencedor vai ser a soma dos votos brancos, nulos e das abstenções.
Então, politicamente o golpe foi um desastre. Agora, economicamente o golpe deu certo. Eles estão destroçando o BNDES, tirando recursos do BNDES. E quem vai financiar indústria, financiar desenvolvimento são os bancos privados. Por isso eles são tão lucrativos e nós brasileiros pagamos juros mais altos do mundo.
Cai a tal CELIC 6,5% ao ano, dá um juro real de uns 3 e poucos por cento, enquanto que o cheque especial que eu e você. Eu não porque eu não tenho, mas quem tem usa, é de mais ou menos 320% ao ano.
Agora, o Michel Temer vive dizendo que é preciso defender o legado dele. Muito bem, o grande legado do Michel Temer, além de ter destruído o patrimônio público, é um legado social.
O Lula tirou 44 milhões de brasileiros da pobreza, tirou o Brasil do mapa da fome. O legado do ilegítimo Michel Temer: em 2016 esse país tinha  13.340.000 brasileiros vivendo em situação de pobreza extrema, que é uma maneira elegante de falar na miséria. No ano passado, em 2017, portanto em um ano, o número de miseráveis subiu para 14.830.000.
Isso significa que em um ano, Michel Temer e sua quadrilha botou na miséria 1.490.000 brasileiros na miséria, o que quer dizer uma Curitiba inteira. Isso quer dizer quase a cidade de Recife só de miseráveis. Isso quer dizer mais do que Belém do Pará. Isso quer dizer quatro vezes Vitória, capital do Espírito Santo. E como se tivesse quatro Vitória só de miseráveis. Uma Curitiba inteira só de miseráveis.
Defende esse legado Michel Temer. Defende ele. Esse é o seu legado.
Assista também:

A elite branca traiu o pacto democrático revelando saudade pela escravidão


 

O Brasil precisa ser democrático e se reconciliar consigo mesmo


 

Querem pegar o Facebook, mas ele já pegou todo mundo faz tempo


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *