América⠀Latina

Embaixadora do Brasil na ONU ofende a Venezuela e leva o troco na hora

Nesta sexta-feira 23, durante o Conselho de Direitos Humanos, Maria Nazareth Farani Azevêdo, embaixadora do Brasil na ONU, utilizou sua fala para atacar o governo de Nicolás Maduro.
O debate proposto pela ONU era a aprovação de uma resolução que condenava a adoção de sanções unilaterais e apontava como tais medidas coercitivas podem minar os direitos humanos. Maria Narareth enfatizou que:
“a situação na Venezuela criou um dilema sobre nossa posição tradicional diante do assunto, com base em grande parte na preocupação do Brasil sobre o uso da força nas relações internacionais” (…) “Entre as várias medidas, o governo venezuelano usa o acesso a comida como instrumento para influenciar a vontade popular” (…) “A negação de que existe uma emergência e a recusa de aceitar ajuda de organizações independentes são as maiores ameaças aos direitos humanos dos venezuelanos. O Brasil decidiu, portanto, se abster da resolução”
A delegação de Caracas protestou e tentou impedir que a embaixadora continuasse com seu discurso. Os venezuelanos alegaram que as regras da ONU não permitem que um governo utilize sua justificativa de voto para abordar temas que não estejam no conteúdo da resolução. Insistiu que a situação em seu país “não fazia parte do debate da resolução” e qualificou a intervenção brasileira como hostil.
Cuba foi o único país a sair em defesa da posição venezuelana. Lamentou que o assunto da votação fosse utilizado para atacar outra nação.
Tradicionalmente o Brasil votou a favor de resoluções com essas características porém deixou claro no embate desta sexta-feira que a política externa brasileira mudou.
Mesmo com toda a tensão, a Venezuela conseguiu a aprovação da resolução com 28 votos a favor, 15 contra e 3 abstenções. O texto defende que “acesso a remédios e alimentos não devem ser usados como coerção política”.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Esta embaixadora do Brasil escolhida por um governo golpista que não foi eleito pelo povo ainda quer falar mal de um governo eleito democraticamente pelo povo Venezuelano é uma petulância enorme cara de pau esta vagabunda sem vergonha.

  2. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    O execelentíssimo Sr. Embaixador da Venezuela ficou chateado para valer, já que bateu com o papelzinho na mesa o tempo todo, num chilique dos bons, verdade? . Nem quero imaginar o que ele teria feito se houvesse menção aos mais de 50.000 refugiados Venezuelanos no Brasil que, inclusive, trouxeram-nos uma epidemia de sarampo (já que lideram os casos desta doença no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde), ou o recente calote da Venezuela ao BNDES. Será que ele arremessaria arepas? Mistério. Aguardemos os próximos chiliques de “Su Excelencia”…

  3. Avatar

    Talvez pudéssemos trocar pelos 100.000 colombianos na Venezuela.
    Quanto ao calote no BNDES, vá se informar. O calote é da Odebrecht, pois o BNDES emprestou à Odebrecht e não à Venezuela, no governo FHC, ou vá reclamar com o Moro.

  4. Avatar

    Pelamordedus Nocaute … não se pode postar essa notícia importante como essa usando um vídeo da Band.
    o vídeo é obviamente uma grotesca montagem manipulada do que realmente aconteceu.
    todos sabem, até mesmo o mais retardado dos celenterados bostonaristas, que a Venezuela sofre um embargo econômico e humanitário do clube do quintal americano, donde o Brasil e seu ogro corrupto chanceler é parte fundamental.
    sugiro que o vídeo seja retirado da matéria pois ele é apenas uma ode ao fascismo retardo-golpista brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *