Mundo

Rei da Espanha condena a Catalunha e conclama o governo espanhol a “reestabelecer a ordem”

Dois dias depois do referendo independentista da Catalunha que deu vitória para o sim, ou seja, pela independência da Catalunha do resto da Espanha, o rei Felipe VI fez um pronunciamento em que conclama a Espanha a “reestabelecer a ordem”. A vitória do sim foi esmagadora. Com 90,09% dos votos, o equivalente a 2.020.144, o ‘Não’ teve 7,87% (176.565 votos). Votaram em branco 45.586 (2,03%) e 20.129 nulos (0,89%).
O pronunciamento aconteceu em meio a uma greve geral em toda a região autônoma da Catalunha em repúdio à violência das forças espanholas durante a votação do referendo e para exigir que o governo reconheça o resultado eleitoral.
 

 
“Estamos vivendo momentos muito graves para nossa vida democrática. E, nestas circunstâncias, quero me dirigir a todos os espanhóis. Todos fomos testemunhas dos fatos ocorridos na Catalunha, com o objetivo final da Generalitat de que seja declarada –ilegalmente– a independência da Catalunha”, disse Felipe VI.
O rei também acusou a Generalitat de estar “à margem do direito e da democracia” e de querer “quebrar a unidade da Espanha e a soberania nacional”. “Por tudo isso e ante essa situação de extrema gravidade, é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado assegurar a ordem constitucional e o normal funcionamento das instituições”.
 
Veja a declaração completa:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *