América⠀Latina

Após depor armas, FARC se transformam em partido político

As FARC deixaram de se chamar Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia nesta sexta-feira (1) para formar um partido político: Força Alternativa Revolucionária do Comum. A formação da legenda e a entrada na política pela via institucional consolidam o acordo de paz, firmado entre guerrilha e governo em novembro de 2016.
O nome e as diretrizes do partido já haviam sido discutida entre os membros das FARC nos últimos meses. Na sexta, o grupo comemorou o lançamento da Força Alternativa Revolucionária do Comum com um show no centro da capital colombiana, Bogotá.
Leia mais: 
A última marcha das FARC.
Exclusivo: queremos juntar todos que estão a favor da paz, diz Timochenko, líder das FARC

Show de lançamento do partido FARC (Foto: Facebook)


O partido terá 111 integrantes. Em entrevista coletiva, os ex-guerrilheiros indicaram que participarão das eleições em 2018.
Luciano Marín Arango, “Iván Márquez”, afirmou que, ao aceitar trocar as armas por votos, eles entendem que a disputa política será dura. Por isso, buscarão uma grande coalizão democrática para as eleições, com o objetivo de “ser governo ou parte dele.”
Exclusivo:
Fernando Morais: Uma tarde com o Comandante Timochenko, o guerrilheiro da Paz.
“Informamos à sociedade colombiana que demos um dos passos mais importantes para nossa reincorporação à vida civil. O partido Força Alternativa Revolucionária do Comum, FARC, terá atividade pela via exclusivamente política”, afirmou.
Em 15 de agosto, os ex-guerrilheiros concluíram o processo de deixar as armas. Em seguida, realizaram um congresso para discutir o futuro político do grupo e  quem serão os candidatos.
Em 27 de maio de 2018, a Colômbia terá eleições presidenciais e legislativas.
 
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *