Cultura

Fidel, Gorbatchev, Pedro Collor e Augusto Boal, entre outros, estão a caminho da Casa de Mariana

Um precioso acervo jornalístico está a caminho da Casa de Mariana, em Minas Gerais.
Trata-se de uma coleção de fitas de áudio contendo cerca de cinquenta horas de entrevistas e reportagens realizadas pelo jornalista Ricardo Rabelo no período em que ele era correspondente da mineira Rádio Itatiaia.
A doação foi feita pelo autor.
Entre outras, o acervo contém entrevistas com Augusto Boal, Dona Zica, Fidel Castro, Itamar Franco, Jorgina de Freitas (a megafraudadora do INSS), Leonel Brizola, Lula, Mário Soares, Martinho da Vila, Mikhail Gorbatchev, Nelson Pereira dos Santos, Pedro Collor, John Major, Ricardo Lagos, Tônia Carrero, Cecil e Luiza Thiré.
Além das entrevistas, o material contém reportagens radiofônicas sobre a tomada de reféns em um ônibus no Jardim Botânico (2000), a Chacina da Candelária (1993), a Copa do Mundo na França (1998), o Plano Cruzado (1986), o Fórum Global (1992), a CPI do narcotráfico, o julgamento e libertação de Guilherme de Pádua, as Medidas de Emergência (1984), a Rio ECO 92, o quebra-quebra na Av. Rio Branco (1987), a retomada do prédio da UNE (1983), o velório do dramaturgo Dias Gomes, a vigília cívica na Cinelândia pela votação da Emenda Dante de Oliveira pró-diretas (25 de abril de 1984) e a vitória de Tancredo no Colégio Eleitoral (1985).
Depois de catalogado, digitalizado e transcrito, o material estará à disposição de pesquisadores na Casa de Mariana.
Leia também:
Arquivos do ex-ministro Sérgio Motta vão para a Casa de Mariana

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *